Madeira

Alunos da UMa contra "desatenção" dada pela tutela à comunidade académica

Jovens juntaram-se no Pátio dos Estudantes, no Colégio dos Jesuítas, para reinvidicar diversos pontos

None

Enquanto a Universidade da Madeira (UMa) organiza a cerimónia do Dia da Universidade, cerca de duas dezenas de estudantes juntaram-se para assinalar pontos que consideram fundamentais para um ensino superior de "qualidade".

Em silêncio apresentavam cartazes onde afirmavam ser importante terminar com a precariedade dos investigadores e professores.

"Os problemas da realidade laboral das instituições de ensino superior e de outras instituições de investigação científica e desenvolvimento tecnológico arrastam-se há demasiado tempo", refere ao DIÁRIO a Associação Académica da Madeira.

Há muito que a ciência, a tecnologia e o ensino superior em Portugal vêm os seus quadros completos com trabalhadores precários com alta rotatividade, que asseguram resultados imediatos". Associação Académica da Madeira.

Ainda relativamente a este ponto, a instituição explica que o ensino superior e a investigação contavam "com mais 1.675 vínculos precários" há um ano, o que representa um aumento de "10,8% em apenas 12 meses". Uma situação que a associação considera que leva à "fuga de cérebros" de Portugal.

Exigem ainda um financiamento "digno". Segundo o que foi possível apurar, o grupo volta a enfatizar o sub financiamento desta Universidade que afecta as operações básicas, o investimento no ensino, investigação científica e tecnológica.

"Maior investimento permitirá o desenvolvimento de mais melhores projectos, atrairá novos investigadores e contribuirá activamente para o desenvolvimento das comunidades locais e da sociedade portuguesa", refere.

O financiamento torna-se essencial também para o "desenvolvimento de inciativas de apoio aos estudantes; a aquisição de equipamentos e melhoria das infra-estruturas onde decorrem as actividades lectivas; a dinamização de acções formativas e de acompanhamento dos estudantes, que lhes permita desenvolver diferentes competências extracurriculares, diminuir as causas que levam à desmotivação e ao abandono escolar ou preparar-se para entrada no mercado de trabalho; o fortalecimento da acção social, no incremento de apoio aos estudantes mais desfavorecidos, com mais e melhores bolsas de estudo; o aumento do alojamento aos estudantes deslocados"

Entre os restantes pontos, estes cerca de 20 estudantes, realçam o problema do alojamento estudantil e a falta de apoio aos estudantes.

Estamos na quarta e última fase do processo de financiamento, sem a contratualização da construção e da requalificação e, consequentemente, sem o início das obras de melhoria nos edifícios do centro do Funchal, nem a construção da nova residência em São Roque.  Associação Académica da Madeira.

A concluir, solicitam o investimento no apoio aos estudantes. "Na Académica da Madeira defendemos um Ensino Superior mais equitativo, mais justo, fornecendo a todos os estudantes os mesmos acessos e as mesas oportunidades", afirma, acrescentando o apelo à gratuidade na Educação, no que diz respeito à saúde e segurança.