Madeira

‘Do poio… pró buzico’ quer ensinar os mais novos a comer

Actividade é promovida pelo SESARAM e a Junta de São Martinho

None

‘Do poio… pró buzico’ trata-se de um projecto de Educação Alimentar, promovido pelo SESARAM em parceria com a Junta de Freguesia de São Martinho. O objectivo passa por  promover uma alimentação saudável e sustentável para as crianças nas escolas do 1ºciclo da freguesia de São Martinho.

Por isso, as Escolas Básicas do 1ºCiclo da Nazaré e da Ajuda estiveram envolvidas na preparação de refeições saudáveis, com o apoio do Chef Octávio Freitas, juntamente com o nutricionista Bruno Sousa. "Não só ensinaram alguns princípios básicos sobre a alimentação, nomeadamente sobre a importância dos alimentos locais e da época, mas também apresentaram sugestões equilibradas e simples para que as crianças possam aprender e depois replicar em casa com a família", refere nota da Secretaria Regional da Saúde.

No próximo mês, estas actividades serão desenvolvidas nas Escolas Básica do 1º Ciclo do Areeiro e de São Martinho. São incluídos um leque diverso de actividades práticas que incluem ‘showcookings’ e ‘peddy papers’, visitas de estudo, assim como a elaboração de materiais ludicopedagógicos que estão na base da dinâmica do projecto.

“Estimular o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em idades precoces é fundamental uma vez que se tendem a prolongar ao longo da vida, atuando assim na prevenção primária de algumas doenças prevalentes e associadas a hábitos alimentares inadequados”, refere Bruno Sousa.

Ainda no próximo mês, será promovido um ‘peddy paper’ num supermercado da freguesia, envolvendo as crianças e as suas famílias, no sentido de as estimular à leitura dos rótulos em contexto real, à selecção de alimentos essenciais numa alimentação saudável e da promoção do consumo dos alimentos locais e da época.

Esta iniciativa tem o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural "e o SESARAM agradece a disponibilidade do Chef Octávio Freitas".