Turismo Madeira

Pedro Calado quer navios de cruzeiro com mais regularidade no Porto do Funchal

None
Foto AF/CMF

Pedro Calado deixou hoje a garantia que a Câmara Municipal do Funchal está empenhada em estudar soluções, juntamente com outras entidades, para trazer navios de cruzeiro com mais regularidade ao Porto do Funchal. 

A ideia foi partilhada pelo presidente da autarquia do Funchal durante uma reunião, que decorreu esta terça-feira na autarquia, com Marie-Caroline Laurent, Diretora Geral da CLIA Europa- a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo, e na qual o Município do Funchal é membro executivo; Eduardo Cabrita, diretor Geral da MSC Cruzeiros- companhia líder em Portugal e Paula Cabaço, presidente da Administração de Portos da Madeira (APRAM).

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, entre vários pontos de análise, destacou o objectivo de “anular” a sazonalidade que existe no turismo de cruzeiro num determinado período do ano.

“Sabemos que há 3 a 4 meses que o Porto do Funchal não tem muito movimento e é importante trabalharmos e trazer mais navios para esses meses de Verão”, defendeu, garantindo que “a autarquia está a trabalhar em várias frentes. "Estes encontros são muito positivos para começarmos a colocar estes temas em cima da mesa e, sobretudo, para abrirmos portas com outras geografias a nível internacional que partilham dos mesmos problemas que nós temos”, afirmou, acrescentando que “às vezes há soluções trabalhadas e desenvolvidas cá que podem ser utilizadas a nível internacional, e é nisso que também estamos a trabalhar”, sublinhou.

O autarca revelou, por outro lado, que a reunião serviu também para melhorar, em termos futuros, questões relacionadas com a acessibilidade e a mobilidade dentro das cidades, designadamente como é que os passageiros dos navios usam hoje a cidade e usam as infra-estruturas.

“Podemos tirar partido de uma melhor conjugação entre os comerciantes, que naturalmente querem desenvolver a sua actividade, com o turismo de cruzeiros”, disse, realçando “a sinergia positiva que tem de existir e que hoje é facilitadora quando temos o Governo Regional, através da APRAM, a discutir conjuntamente com o Município e outros organismos estas questões”.

Pedro Calado é da opinião que se deve olhar para uma geografia que hoje está em crescimento, nomeadamente Cabo Verde, Canárias, Açores e Madeira, salientando que tem de existir um complemento entre o turismo que nos visita e os comerciantes locais.

Nós não podemos ter um turismo que anule a cidade, nem podemos ter uma cidade que anule o turismo. Temos que saber viver em comunhão, embora existam pontos de vista diferentes que temos de trabalhar em conjunto Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal

Não obstante, o edil referiu que a Região tem tido um crescimento muito grande, perspectivando que este ano a Madeira ultrapasse os números registados no período pré-pandemia. Contudo, considera importante olhar quer para o presente quer para o futuro, tendo em conta que o Porto do Funchal é um importante activo para a cidade.