Madeira

Francisco Franco debateu 'Levadas - Património a preservar'

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Clube de Ecologia Barbusano, da Escola Secundária de Francisco Franco, realizou na passada sexta-feira, 12 de Maio, uma palestra subordinada ao tema 'Levadas da Madeira', proferida por Susana Fontinha, investigadora que "iniciou a sua apresentação exibindo um vídeo alusivo à candidatura a Património da UNESCO, o qual motivou sobremaneira o interesse de quem assistia, não só pela excepcional beleza das paisagens, mas também pelo interesse da informação transmitida", revela uma nota da escola.

Em seguida, "fez um historial das levadas da Madeira, referindo que a sua construção se iniciou já no século XV, sendo utilizados conhecimentos vindos, essencialmente, do Norte de Portugal continental", refere. "A convidada esclareceu que a escassez de água na costa Sul, necessária à cultura da cana-sacarina e à expansão da agricultura, levou à construção de uma rede de levadas que transportaria a água que abundava na costa Norte, suprindo, assim, essa necessidade", explica.

Relativamente aos nossos dias, Susana Fontinha referiu que "a água transportada por esses canais é utilizada para a produção de energia hidroelétrica, para abastecimento doméstico, para a agricultura, entre outros fins. Explicou, igualmente, que a gestão destas levadas é pública, sendo feita, nomeadamente, pelas empresas, Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e Águas e Resíduos da Madeira (ARM) e também pelos privados, como é o caso das associações de regantes".

Em relação à referida candidatura das levadas à já referida distinção, "aclarou que envolveu diversas entidades, como o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), a EEM, a ARM, a Secretaria Regional dos Assuntos Culturais (SRAC), entre outras" e, para além disso, "implicou, também, um trabalho de campo para verificação do ponto de situação, assim como pesquisa bibliográfica, e o contributo de diversos biólogos, engenheiros, historiadores, mestres florestais, além de outros especialistas. Salientou, ainda, que a candidatura a este importante galardão foi aceite e está, neste momento, em fase de apreciação pela UNESCO".

No final da apresentação e já na fase de debate, a investigadora madeirense "enfatizou que o reconhecimento das levadas da Madeira como Património Cultural Mundial da UNESCO constituirá uma forma de melhor dar a conhecer este legado de valor excecional, o que implicará uma responsabilização por parte das entidades envolvidas na sua candidatura, sobretudo, o IFCN, de modo a assegurar a sua preservação", termina a nota.