Madeira

CIIC-Madeira tem como visão “ser uma referência internacional na área da investigação do cancro”

None

O protocolo para a criação do Centro Internacional de Investigação no Cancro da Madeira (CIIC-Madeira) foi assinado, esta manhã, no salão nobre do Governo Regional.

O CIIC-Madeira é um centro de investigação transdisciplinar dedicado à investigação e inovação em Ciências da Saúde, com especial foco na área do Cancro.

Este Centro, que é uma iniciativa liderada pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, resulta de uma colaboração entre várias entidades da área da saúde, científicas, empresariais e académicas, e tem como principal visão “ser uma referência internacional na área da investigação do cancro”, conforme disse a sub-directora regional da Saúde, Bruna Gouveia, na apresentação do programa.

De acordo com a dirigente, os principais objectivos passam pela promoção do desenvolvimento científico em Ciências Sociais, de projectos com relevância clínica, na sinergia entre sectores da ciência, no intercâmbio científico entre instituições e investigadores, como também ser uma instituição que irá criar e apoiar iniciativas de formação avançada de recursos humanos.

“O CIIC-Madeira também vai contribuir para o processo de desenvolvimento e modernização do sector da Saúde na Região Autónoma da Madeira”, sublinhou.

Por sua vez, em declarações aos jornalistas, o presidente do Governo Regional, salientou que se trata de "uma oportunidade única para a Madeira se colocar no topo no campo das ciências e da investigação da saúde". 

Neste momento, o CIIC, que já está a desenvolver um conjunto de projectos, entre os quais um no campo do cancro do pulmão, conta com um total de 30 investigadores com experiências nas áreas clínicas, científicas e académicas.

Numa fase inicial, conforme Miguel Albuquerque avançou, "o financiamento anual será de um milhão de euros", através de fontes de financiamento competitivo europeu e também de um conjunto de mecenas, que inclui os grupos económicos regionais Porto Santo Line, AFA, ACIN, Socicorreia, António Nóbrega, entre outros.