Madeira

"Que entrem com tudo e que ganhem o jogo"

O antigo capitão maritimista, Zeca, dá a tática para o encontro desta noite, frente ao Vizela, que se classifica como um dos mais importantes da temporada

None

O Marítimo recebe, ao início desta noite, o Vizela, num jogo que afigura como um dos mais importantes da temporada, uma vez que é decisivo para permanência da equipa na I Liga. O jogo está marcado para as 20h15, com arbitragem de Artur Soares Dias e transmissão na Sport TV 1.

Com o único caminho da manutenção a passar apenas pelo play-off de acesso à Liga Bwin, o Marítimo pode já assegurar esse trajecto com a vitória, resultado tão desejado por toda a nação maritimista. No entanto, a missão que se avizinha não é de todo fácil, pois do outro lado vai estar uma das equipas que, apesar de não vencer há cinco jogos, foi uma das que melhor futebol apresentou ao longo da temporada. 

Confiante no regresso aos triunfos dos maritimistas está o seu antigo capitão Zeca, que esta noite irá estar presente nas bancadas do 'Caldeirão dos Barreiros' para ser mais uma voz de incentivo para dentro das quatro linhas.

O madeirense, de 48 anos, que envergou a camisola verde-rubra em 245 partidas, garantiu ao DIÁRIO estar confiante não apenas no triunfo desta noite, como também permanência da equipa no principal escalão do futebol nacional.

A Madeira merece ter equipa na I Liga?
A Madeira não merece ter apenas uma equipa. Como adepto que gosto de futebol e da nossa Região gostava que Marítimo, Nacional e União, que infelizmente já está fora, estivessem os três na I Liga. Mas, para isso acontecer é preciso continuar a trabalhar e acreditar que um dia as coisas vão voltar ao que eram.

Está convicto que o Marítimo vai conseguir alcançar a manutenção?
Sim, estou convicto. Sei que tenho de ter consciência que, de facto, as coisas não têm corrido bem, mas estou convencido, por aquilo que tenho visto nos últimos jogos, que o Marítimo tem equipa para se manter no lugar onde todos nós queremos que continue. Faço votos que isso aconteça e estou mesmo confiante que irá acontecer.

Qual acha que será o resultado do jogo?
Muito honestamente acho que nós vamos ganhar por 3-1. Os golos penso que vão ser marcados pelo Vidigal, Mosquera e acho que o Xadas também vai fazer um golo fora de área.

Conhecendo a equipa, qual acha que seria o melhor adversário para enfrentar no play-off, o Estrela da Amadora ou o Farense?
Eu acompanho a segunda divisão e sei que são duas boas equipas e difíceis de defrontar. Mas, o mais importante mesmo, é o Marítimo ainda não pensar nisso e se concentrar apenas no jogo com o Vizela. 

Há uns tempos, o presidente do Marítimo disse que existe uma "mão invisível" a tentar empurrar o clube para a II Liga. Concorda com esta afirmação?
Na verdade, só quem está lá dentro é que tem mais noção dessas coisas. Nós que estamos por fora, por vezes não nos conseguimos aperceber de certas situações, mas se o presidente o diz, corroboro com ele. 

Que mensagem gostaria de deixar aos adeptos, que têm dado muito apoio ao longo de todos os jogos?
Quero dar os parabéns aos nossos adeptos porque têm sido incansáveis. Lembro-me que quando jogava nós tínhamos os Barreiros quase sempre cheio e a verdade é que o mesmo tem acontecido, além de que os adeptos também têm acompanhado a equipa e têm dado tudo. Por isso, espero que este jogo com o Vizela seja mais um jogo com a massa adepta toda a apoiar, com o pensamento e energias positivas, porque de facto vai ser um jogo difícil, mas todos juntos vamos conseguir a vitória, que é o grande objectivo.

E para os jogadores, tem algum conselho?
Para os jogadores, é simples: que tenham responsabilidade. Eles sabem a responsabilidade que têm de vestir aquela camisola que tem muito peso. Mas também dou o conselho para que pensem neles próprios, porque acima de tudo está o orgulho deles. Depois também devem pensar nas pessoas que estão por trás deles, famílias, amigos e não só, mas também todos os que trabalham no clube e os adeptos que gostam deles e que gostam de ter a equipa na I Liga. Que entrem com tudo, com garra, humildade e que ganhem o jogo.

Em relação ao histórico de confrontos entre as duas formações, Marítimo e Vizela já se defrontaram para a I Liga portuguesa em três ocasiões, com uma vitória para cada lado e um empate. 

Actual forma das duas equipas:

Jogos Vitórias Empates Derrotas Golo Average Pontos
Marítimo 32 6 5 21 30-60 23
Vizela 32 11 7 14 33-35 40
Marítimo Vizela
Castigados Brayan Riascos (série de amarelos Matheus Pereira (série de amarelos)
Lesionados Stefano Beltrame e René Santos (em dúvida) Nada a registar
Em risco de exclusão nada a registar Tomás Silva (com 4 amarelos) e Raphael Guzzo (com 11 amarelos)

Assista à conferência de antevisão de José Gomes, treinador do Marítimo:

Assista à conferência de antevisão de Tulipa, treinador do Vizela:

Confira o resumo do último jogo entre as duas equipas:

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 9h00 - Fórum de Educação Marítima, com debate 'Viver com o Mar no horizonte', com a presença de Jorge Carvalho, na Escola Básica e Secundária de Machico;

- 9h00 às 17h00 - Visita de Paulo Cafôfo à Região:
                             9h00 - Visita ao Balcão do Investidor com Pedro Calado;
                             10h30 - Reunião na Câmara Municipal de Câmara de Lobos;
                             12h00 - Visita ao Museu Etnográfico da Madeira, com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava;
                             14h30 - Reunião com o presidente da Câmara Municipal de São Vicente;
                             17h00 - Reunião com o presidente da Câmara Municipal da Calheta;

- 9h00 às 10h45 - I Jornadas Marítimas da Madeira com o tema 'Segurança Balnear', com a presença de Pedro Ramos, Rubina Leal e Frederico Rezende, no Museu de Electricidade - Casa da Luz, no Funchal;

SANAS promove jornadas marítimas sobre 'Segurança Balnear'

No próximo dia 19 de Maio, entre as 9h00 e as 10h45, no auditório do Museu da Electricidade Casa da Luz, o SANAS Madeira, em parceira com o Serviço Regional de Protecção Civil, promove a I Jornadas Marítimas da Madeira sob o tema 'Segurança Balnear'.

- 9h00 às 12h00 - Seminário 'Música, Saúde e Bem-Estar', com a presença de Pedro Ramos, Sílvio Fernandes e Rui Freitas, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal;

Seminário “Música, Saúde e Bem-Estar” assinala Dia dos Cientistas

No próximo dia 16 de Maio comemora-se o Dia Nacional dos Cientistas. Para assinalar este dia, o Departamento de Investigação das Irmãs Hospitaleiras Sagrada Família Funchal, em parceria com a Universidade da Madeira, realizarão, no dia 19 de Maio, no Auditório do Colégio dos Jesuítas - Funchal, o Seminário “Música, Saúde e Bem-Estar”.

- 9h30 às 17h00 - Torneio Regional de Futebol de Rua, na Ribeira Grande;

- 10h00 - Pequeno-almoço informativo da Binter, com a presença do seu coordenador-geral Santiago Guerra, no Hotel Barceló Old Town, no Funchal;

- 10h00 - PSD-Madeira realiza as Jornadas Locais no Porto Moniz, com o workshop com o tema 'Políticas diferenciadoras de estímulo à economia do Norte', no Hotel Aqua Natura Bay;

- 10h30 - PS-Madeira realiza conferência de imprensa, na Praça da ACIF, no Funchal;

- 11h00 - CDS-PP realiza conferência de imprensa, na zona das partidas do Aeroporto da Madeira, em Santa Cruz;

- 11h00 - Comemorações do Dia Nacional da Escola Azul, com a presença de Teófilo Cunha, na Praia da Formosa;

- 11h30 - Entrega de prémios referentes ao concurso escolar 'GEA Terra Mãe', com a presença de Susana Prada e Jorge Carvalho, na Quinta Magnólia;

- 11h30 - CDU promove jornada de contacto junto aos Centros de Saúde da Região para defender o direito à Saúde, junto à secretaria regional de Saúde e Protecção Civil, na Rua da Carreira, no Funchal;

- 12h00 - JPP realiza iniciativa política, com Élvio Sousa, junto à Assembleia Legislativa;

- 12h00 - José Manuel Rodrigues integra a comissão de honra da 33.ª Jornadas de Medicina Familiar da Madeira e Continente, no Centro de Congressos da Madeira;

- 14h30 às 19h30 - Sessão comemorativa do Dia do Empresário Madeirense, com a presença de Paulo Portas:
                              14h30 - Recepção aos participantes;
                              15h00 - Sessão de abertura com Jorge Veiga França e Miguel Albuquerque
                              15h30 - 'Nova ordem mundial e estabilidade actual: as tendências geopolíticas de um mundo em mudança', com o Paulo Portas;
                              16h30 - Debate 'Oportunidades da Macaronésia para as Empresas', com Luís Miguel de Sousa, Romão Braz e Santiago Guerra;
                               17h15 - Debate 'Desafios para a integração da Macaronésia', com António Nunes, Pedro Barros e Hugo Salgueirinho Maia;
                                19h30 - Jantar no Hotel The Views Baía, Funchal;

Paulo Portas será o orador convidado no Dia do Empresário Madeirense

Paulo Portas será o orador convidado no âmbito das comemorações do Dia do Empresário Madeirense, iniciativa promovida pela ACIF. 

Dia do Empresário Madeirense ficará marcado pela criação da Confederação das Câmaras de Comércio da Macaronésia

O Dia do Empresário Madeirense, efeméride que se assinala anualmente desde o ano de 2001, tendo por finalidade distinguir os empresários madeirenses que se destacaram, na sua área profissional, no panorama económico regional ou no país onde residem, ficará este ano marcado pela criação do 'Cluster da Macaronésia', nomeadamente a assinatura de um memorando de entendimento para a criação de uma Confederação das Câmaras de Comércio da Macaronésia, que tem na ACIF-CCIM a sua representante madeirense.

Lígia Gonçalves vai receber Prémio Empreendedor Jovem no Dia do Empresário Madeirense

Os empresários João Santos e Duarte Fernandes, bem como a Fábrica de Mel Ribeiro Seco e Relojoaria e Ourivesaria Royal também serão homenageados

- 14h30 - 'Conferência de Última Hora' do Centro de Química da Madeira, na Sala do Senado da Universidade da Madeira;

Conferência de Última Hora do CQM vai abordar a 'Viticultura e Enologia na Polónia'

Justyna Dobrowolska-Iwanek, do Departamento de Química Alimentar e Nutrição da Universidade de Jagiellonian, é a oradora convidada da Conferência de Última Hora do Centro de Química da Madeira, que se realiza amanhã, sexta-feira, pelas 14h30. A 'Viticultura e Enologia na Polónia' é o tema escolhido para esta sessão na Sala do Senado.

- 15h00 - Estreia da peça 'O Domador de Sonhos', no Centro de Cultura e Congressos, do Porto Santo;

- 17h00 - Apresentação da Festa do Desporto Escolar 2023, com a presença de Jorge Carvalho, no Madeira Shopping;

- 17h30 - Abertura das Festas da Sé 2023, com a presença de Pedro Calado, a partir Praça do Município, junto ao Balcão do Investidor;

- 17h30 - Eucaristia de sufrágio em memória dos advogados falecidos e Acção de Graças pelos advogados, presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, e com a presença de José Manuel Rodrigues, na Sé Catedral;

Funchal investe 27 mil euros nas Festas da Sé de 2023

Objectivo é "promover o comércio", diz Pedro Calado

- 18h00 - Conferência 'Movimentações populares pós-25 de Abril de 1974, no auditório da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas;

Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na Madeira realiza conferência

A Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na Madeira realiza uma conferência intitulada, 'Movimentações populares pós-25 de Abril de 1974', que decorrerá, no dia 19 de Maio de 2023, às 18h00, no auditório da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas), Rua dos Ferreiros, no Funchal.

- 18h00 às 22h00 - Madeira Classic Revival 
                               18h00 - Exposição
                               18h00 - Verificação técnica 'Rampa dos Barreiros'
                               20h00 - Actuação musical
                               22h00 - Encerramento 

Clássicos continuam a animar a cidade este fim-de-semana

O Madeira Classic Car Revival 2023 vai apresentar, nos dias 19, 20 e 21 de Maio, um total de 463 viaturas, das quais 70 participam na XIX Rampa dos Barreiros.

- 18h00 - Início da III Feira Gastronómica de São Roque, no Miradouro de São Roque;

São Roque acolhe Feira Gastronómica | Diário das Freguesias

A III Edição da Feira Gastronómica de São Roque regressa este fim-de-semana ao Miradouro de São Roque, onde é esperada ‘casa cheia’ numa festa que fará […]

- 18h00 - Festa da Diversidade Cultural, no Centro Cívico de São Martinho;
              18h00 - Abertura com Miguel Albuquerque
              18h30 - Flor x Daio
              19h30 - Sara Linhares
              20h10 -Roni de Melo
              21h15 - Miro Freitas
              22h00 - Dj Maurílio Freitas

Festa da Diversidade Cultural arranca esta sexta-feira

Está previsto música, dança, gastronomia, artesanato e exposições

- 19h00 - Sessão de abertura da Festa da Cebola, no Caniço;

- 20h00 - Estreia de 'Sonho de uma noite de Verão - Shakespeare in the Gardens', nos Jardins do Museu da Quinta das Cruzes;

Tudo preparado para o ensaio geral aberto de 'Sonho de uma Noite de Verão'

Ensaio desta noite é aberto ao público no Museu Quinta das Cruzes

- 21h30 - X Sarau de Ginástica da Calheta, no Museu MUDAS;

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADO NO DIA 19 DE MAIO:
Dia Mundial das Hepatites, Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Dia do Advogado, Dia Mundial do Médico de Família e Dia Mundial de Doação de Leite Materno

1649 - A Inglaterra é declarada república comunitária da Commonwealth.

1863 - São extintos os morgadios em Portugal, com exceção da Casa de Bragança.

1882 - É publicada a primeira lista telefónica de Lisboa com 22 assinantes.

1890 - Nasce o poeta Mário de Sá Carneiro, em Lisboa, num edifício da rua dos Retroseiros, atual Rua da Conceição.

1906 - João Ferreira Franco Pinto Castelo Branco, é nomeado chefe do Governo português, pondo fim ao ciclo "rotativista" de Progressistas e Regeneradores. A suspensão progressiva de direitos e liberdades afirma o carácter ditatorial da política, que terá a fase mais dura em 1907-1908.

1911 - É fundado o jornal República, por António José de Almeida.

1917 - "Revolução da Batata", em Portugal, no contexto da crise económica. Assaltos populares a estabelecimentos comerciais de Lisboa e da margem Sul do Tejo.

1936 - Criação da Mocidade Portuguesa, segundo o modelo da juventude Fascista e Hitleriana, assumindo-se como organização paramilitar a que todos os portugueses dos 07 aos 11 anos têm de pertencer, assim como os alunos dos liceus e das escolas técnicas e comerciais.

1943 - II Guerra Mundial. O primeiro-ministro britânico Winston Churchill afirma ao Senado norte-americano que os EUA têm o apoio total do Reino Unido na guerra contra o Japão.

1975 - Início do Caso República. Os trabalhadores demitem a direção do jornal acusando-a de favorecimento do PS. Os ministros afetos ao PS abandonam o IV Governo Provisório, seguindo-se os do PPD. A ocupação do jornal manter-se-á até 25 de Novembro.

1983 - Morre o estadista belga Jean Rey, um dos fundadores da Comunidade Económica Europeia. Tinha 80 anos.

1985 - Cavaco Silva é eleito líder do PSD no XII Congresso do partido, na Figueira da Foz.

1986 - "Um aviso para a humanidade" é como o primeiro-ministro soviético, Nikolai Ryzkhov, define o acidente nuclear de Chernobyl, de 26 de Abril....

1988 - O Governo português aprova o diploma que concede a autonomia às escolas de ensino superior.

1991 - Com uma maioria de 94,8 por cento, a Croácia obtém, em referendo, a independência da Jugoslávia.

1998 - É inaugurada a Gare do Oriente, estação intermodal de Lisboa, projetada pelo arquiteto e engenheiro catalão Santiago Calatrava.

2003 - É apresentada a primeira versão do Plano Nacional de Emprego (PNE), com o qual o Governo português prevê a criação de 78 mil a 89 mil novos postos de trabalho até 2006.

2004 - Escritora Agustina Bessa-Luís vence o Prémio Camões.

2005 - É aprovado o regime de compensação por morte ou invalidez de agentes de segurança. As indemnizações podem atingir 250 salários mínimos.

2006 - O Prémio Camões é atribuído ao escritor angolano Luandino Vieira, que tornará pública a recusa do galardão, cinco dias mais tarde.

2007 - A portuguesa Telma Monteiro conquista a medalha de ouro da etapa de Lisboa da Taça do Mundo de judo, na categoria de -52 kg, assegurando a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

            - A triatleta Vanessa Fernandes conquista o primeiro título mundial enquanto desportista de Elite, no duatlo (corrida e ciclismo), em prova disputada em Gyor, na Hungria.

2009 - A ONU apresenta a primeira universidade global online e de matrícula gratuita. O novo projeto educativo, Universidade do Povo, surge no âmbito da Aliança Global da ONU sobre Tecnologia de Comunicação e Desenvolvimento (GIAD).

2012 - Guimarães é escolhida para ser Cidade Europeia do Desporto em 2013 pela ACES Europe - Associação das Capitais Europeias do Desporto.

2013 - O Boavista conquista a primeira Taça de Portugal de futebol feminino da sua história depois de vencer o Valadares por 3-1, no Estádio Nacional.

           - O K2 500 Fernando Pimenta/Emanuel Silva conquista a medalha de ouro na segunda Taça do Mundo de canoagem, após integrarem o K4 1.000.

2016 - O avião da Egiptair despenha-se ao largo da ilha grega de Karpathos, no mediterrâneo. O voo MS804 encontrava-se desaparecido, transportava 66 passageiros a bordo e fazia a ligação entre Paris e o Cairo. 

          - O Supremo Tribunal Federal (STF) suspende provisoriamente a lei que autoriza a produção e uso da polémica "pílula do cancro", a fosfoetanolamina, que conseguiu curar a doença em ratos, mas que em humanos não se obteve a mesma eficácia, e segundo a Associação Média Brasileira, pode prejudicar os pacientes da doença.

2018 - O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de ouro na prova de K1 1000 da primeira Taça do Mundo, em Szeged, Hungria.

2022 -Cinco funcionários da embaixada portuguesa em Moscovo recebem ordem de expulsão da Rússia, a exemplo do que aconteceu com outros países europeus.

PENSAMENTO DO DIA:

A renúncia é a libertação. Não querer é poder Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português em "O Livro do Desassossego", de Bernardo Soares.