Madeira

Lígia Gonçalves vai receber Prémio Empreendedor Jovem no Dia do Empresário Madeirense

Os empresários João Santos e Duarte Fernandes, bem como a Fábrica de Mel Ribeiro Seco e Relojoaria e Ourivesaria Royal também serão homenageados

None

A empreendedora Lígia Gonçalves vai receber o Prémio Empreendedor Jovem durante o jantar comemorativo do Dia do Empresário Madeira, que terá lugar no Hotel The Views Bahia, já amanhã, 19 de Maio. A jovem é mestre em engenharia informática, pela Universidade da Madeira, e desde 2013 trabalha na WalkMe Mobile Solutions, Lda., como co-fundadora, CEO e gestora de projectos.

Foi uma das responsáveis pela criação da aplicação WALKME | LEVADAS, em 2012, sendo esta aplicação a mais utilizada pelos locais e turistas da Ilha. 

Já o Prémio Carreira será entregue a João Santos, conhecido empresário madeirense, com um vasto currículo na área empresarial e política. No seu currículo contam passagens como Vogal na Comissão Administrativa da Cooperativa Agrícola do Funchal;  Vice-presidente da área financeira do Club Desportivo Nacional; Diretor Regional do Comércio e Indústria no Governo da Região Autónoma da Madeira; Representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Nacional de Qualidade; Representante do Governo da Região Autónoma da Madeira na empresa Cimentos Madeira, Lda; Diretor Regional de Finanças; Adjunto do Vice-presidente do Governo da Região Autónoma da Madeira; e Presidente do Conselho de Gerência da empresa Cimentos Madeira, Lda., e dos Conselhos de Administração de várias empresas do Grupo Cimentos Madeira, Lda.

Além disso, é sócio-fundador das empresas: 'PANOCRU' – roupa para o lar; ESCORREGA – roupa para criança; MADCONTA – Contabilidade da Madeira, Lda; LUGUIS, Lda. – Comércio e Serviços de Restauração, Lda; e sócio da An ISLAND APART – Holiday Rentals.

O outro Prémio Carreira será entregue a Duarte Fernandes, emigrante madeirense natural do Faial. Aos 20 anos emigrou para Jersey e em 1996 abriu a empresa Sonnic, que hoje é a maior empresa de prestação de serviços em limpezas e manutenção em Jersey. 

Em 2003, e por convite de alguns clientes, expandiu o negócio para Guernsey, outra ilha do canal. Atualmente, a Sonnic emprega cerca de 150 funcionários em Jersey e cerca de 50 em Guernsey, na sua maioria madeirenses.

Por fim, homenagens para duas empresas. A Fábrica de mel Ribeiro Seco, criada em 1883, sendo sendo uma das mais antigas empresas madeirenses ligadas ao ramo alimentar, especializada na produção de mel de cana-de-açúcar. "A fábrica iniciou a sua atividade em 1883 com a produção de aguardente, vinagre de vinho, vinho azedo e sumo de uva. Mais tarde, começou a produzir, também, sumo de maracujá 100% natural. Foi em 1935 que surgiu o produto que, até hoje, melhor carateriza a empresa: foi criada a fórmula do mel-de-cana, que se mantém inalterada", explica nota à imprensa.

A última homenagem é para a Relojoaria e Ourivesaria Royal, fundada em 1932 por Luís Fortunato da Silva, relojoeiro de profissão. Esta é uma empresa familiar que já vai na terceira geração, sendo agora assumida por Rosa Maria Gil e pelos filhos, após o falecimento de Nelson Silva, filho do fundador.

"Ao longo da sua existência, como todos os negócios, a Relojoaria e Ourivesaria Royal passou por várias provações devido a diversos contextos económicos. Ainda assim, continua com todo o empenho e correção a servir os seus clientes e amigos, perpetuando tradições e eternizando momentos sentimentais", termina a nota.