Madeira

Funchal investe 27 mil euros nas Festas da Sé de 2023

Objectivo é "promover o comércio", diz Pedro Calado

Apresentação do evento decorreu, esta segunda-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.
Apresentação do evento decorreu, esta segunda-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal., Foto André Ferreira

São nove dias de festa e de “exaltação comercial”, com muita animação, nas ruas adjacentes à Sé, que correspondem a um investimento camarário na ordem dos 27 mil euros, revelou hoje Pedro Calado, durante a apresentação do evento, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal (CMF).

Na ocasião, o presidente da autarquia reafirmou a aposta em tornar a “cidade um centro de desenvolvimento”, colocando “em primeira mão os empresários, porque são os empresários que investem e criam postos de trabalho”. 

As Festas da Sé - realizadas em parceria com a Junta de Freguesia da Sé e da Empresa de Cervejas da Madeira - abrem oficialmente, na próxima sexta-feira (19 de Maio), pelas 17:30 e encerram no dia 27, com dois horários de animação diários (almoço das 12:30 às 13:30; tarde/noite entre as 17:30 e as 18:30), estando os estabelecimentos de restauração abertos até à meia-noite, com excepção sextas e sábados que encerram à 01:00.

Pedro Calado pretende que o investimento nas Festas da Sé seja “reprodutivo”, sublinhando que "a autarquia tudo tem feito para ajudar os comerciantes e, dessa forma, contribuir para a sustentabilidade dos seus negócios". “Nós queremos uma cidade com mais movimento e com mais dinâmica comercial”, insistiu o autarca citado em nota de imprensa.

O presidente da CMF destacou ainda o reforço da animação para este ano, que terá a participação de 17 grupos (entre bandas filarmónicas, tunas e grupos de folclore). Pela primeira vez, haverá fado à hora do almoço, além de uma grande variedade de música ao vivo, estando calendarizadas 41 actuações.

A autarquia assegura que está também garantida a segurança e a limpeza urbana.