Madeira

Dia do Empresário Madeirense ficará marcado pela criação da Confederação das Câmaras de Comércio da Macaronésia

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Dia do Empresário Madeirense, efeméride que se assinala anualmente desde o ano de 2001, tendo por finalidade distinguir os empresários madeirenses que se destacaram, na sua área profissional, no panorama económico regional ou no país onde residem, ficará este ano marcado pela criação do 'Cluster da Macaronésia', nomeadamente a assinatura de um memorando de entendimento para a criação de uma Confederação das Câmaras de Comércio da Macaronésia, que tem na ACIF-CCIM a sua representante madeirense.

Recorde-se que o Dia do Empresário surgiu por proposta da Direção da ACIF-CCIM dirigida ao Governo Regional, na ocasião presidida por Anthony Miles, como forma de perpetuar a data da inauguração da nova sede na Rua dos Aranhas, a 21 de Maio de 2001. Desde essa altura, a ACIF-CCIM tem, ano após ano, celebrado este dia com a realização de seminário subordinado a diversas temáticas da atualidade e com um jantar no qual marcam presença inúmeros empresários e entidades oficiais.

Este ano tal como nos mais recentes, o Millennium BCP e a PwC são patrocinadores deste evento, mantendo uma colaboração e a relação de parceria. Assim, este ano o Dia do Empresário Madeirense, tradicionalmente comemorado a 21 de Maio, será assinalado a 19 de Maio, dedicado precisamente ao tema 'O Cluster da Macaronésia', reunindo diversas Câmaras de Comércio da Macaronésia, designadamente da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, estando previsto, durante a sessão, a assinatura do referido memorando de entendimento, para a criação de uma Confederação de Câmaras de Comércio.

Paulo Portas será o 'keynote speaker', momento em que irá abordar o tema "Nova ordem mundial e instabilidade atual: as tendências geopolíticas de um mundo em mudança".

Haverá ainda dois debates. O primeiro debate contará com a participação de Luis Miguel Sousa, presidente do Conselho de Administração do Grupo Sousa, Romão Braz, vice-presidente do Conselho de Administração da Finançor, e Santiago Guerra, coordenador geral da Binter.

O segundo debate terá a presença de António Nunes, presidente do Conselho de Administração de 4Spiro – Sociedade de Consultoria, Lda, Pedro Barros, presidente do Conselho de Administração do Fundo soberano de Garantia Investimento Privado de Cabo Verde, e Hugo Salgueirinho Maia, Indirect Tax Partner da PwC.