Madeira

Madeira acolhe trabalhos para desenvolver modelos meteorológicos numéricos regionais

Grupo de Assimilação de Dados do consórcio ACCORD estará na Madeira entre 22 e 26 de Maio

None

A Madeira foi o local escolhido pelo grupo de Assimilação de Dados do consórcio ACCORD para uma semana de trabalhos dedicada ao desenvolvimento de modelos meteorológicos numéricos regionais da atmosfera no estado-da-arte, os quais são utilizados como base para a análise e previsão das condições gerais do estado da atmosfera. Os trabalhos decorrem entre os dias 22 e 26 de Maio, nas instalações do Governo Regional no Campo da Barca.

Falamos de um desenvolvimento comunitário que envolve 26 países da Europa e da Bacia do Mediterrâneo, entre os quais Portugal através da participação dos especialistas do IPMA. Aliás, o IPMA executa diariamente o modelo de área limitada à escala convectiva e grande discretização espacio-temporal AROME sobre os três domínios geográficos distintos: Portugal Continental, Arquipélago da Madeira e Arquipélago dos Açores.

Neste momento, estão a ser desenvolvidos esforços para a criação de um sistema de Assimilação de Dados sobre os domínios do Continente e da Madeira, coordenando os esforços dos países que ainda não detêm esta tecnologia em operações. "Estes sistemas utilizam as observações das redes meteorológicas de superfície e de altitude, do radar e satélites meteorológicos para dotar os modelos numéricos da melhor imagem do estado da atmosfera num dado instante, contribuindo para que o modelo numérico produza previsões com um maior realismo de fenómenos convectivos, contribuindo, em particular para a melhor localização e previsão de máximos de precipitação e vento", explica nota do IPMA.