Madeira

Madeira acolhe exercício que simula explosão a bordo de um navio-tanque

Exercício decorre a 11 e 12 de Maio na zona do porto do Caniçal

None

A Madeira vai ser palco do exercício 'ATLANTIC POLEX.PT', que decorre nos dias 11 e 12 de Maio. Trata-se de um exercício de combate à poluição no meio marinho que é organizado pela Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional.

De acordo com nota à imprensa, o objectivo passa por simular uma explosão a bordo de um navio-tanque durante as operações de descarga de combustíveis no terminal marítimo da Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM). Desta explosão resulta um rombo no casco do navio, provocando um derrame de grandes quantidades de fuelóleo que chegam às zonas do porto do Caniçal, a praia da Ribeira de Natal e a Baía d'Abra. Deste simulacro vai resultar um ferido a bordo e um náufrago que foi projectado para o mar.

"O objetivo do exercício é treinar os procedimentos de resposta em emergência em caso de ocorrência de poluição de nível regional do Plano Mar Limpo e preparar os recursos da Autoridade Marítima Nacional para o combate à poluição do meio marinho, em colaboração com outras entidades que integram o Sistema da Autoridade Marítima, com a realização de diversas acções de contenção, recolha e limpeza de material poluente em diferentes sub-cenários", refere a mesma nota.

No dia 11 de Maio está agendado um seminário que terá como tema 'Preservação do meio marinho' onde serão abordados variados assuntos, centrados no tema da poluição do meio marinho e onde será também apresentado o exercício de combate à poluição do mar. Este seminário poderá ser assistido através das redes sociais da Autoridade Marítima Nacional.

Já no segundo dia dão-se as diversas ações de combate à poluição do mar, decorrente da simulação do incidente de poluição marítima, e serão empenhados diversos meios, em diferentes cenários, em terra e no mar.