Madeira

Funchal acolhe encontro europeu de meteorologistas entre 22 e 26 de Maio

Especialistas de 26 países da Europa e da Bacia do Mediterrâneo vão analisar os modelos de previsão do estado do tempo

None

O Funchal será palco de um encontro europeu de meteorologistas que, durante uma semana, entre os dias 22 a 26 de Maio de 2023, vão debater os modelos numéricos de análise e de previsão do estado do tempo, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Trata-se do grupo de Assimilação de Dados do consórcio ACCORD - 'A Consortium for COnvection-scale modelling Research and Development', que visa o desenvolvimento de modelos meteorológicos numéricos regionais da atmosfera no estado-da-arte, os quais são utilizados como base para a análise e previsão das condições gerais do estado da atmosfera.

Este desenvolvimento comunitário envolve 26 países da Europa e da Bacia do Mediterrâneo, entre os quais Portugal através da participação dos especialistas do IPMA, ao qual compete a execução diária do "modelo de área limitada à escala convectiva e grande discretização espacio-temporal AROME sobre os três domínios geográficos distintos: Portugal Continental, Arquipélago da Madeira e Arquipélago dos Açores".

"À data, desenvolve esforços para a criação de um sistema de Assimilação de Dados sobre os domínios do Continente e da Madeira, coordenando os esforços dos países que ainda não detêm esta tecnologia em operações", explica o IPMA a missão do ACCORD.

"Estes sistemas utilizam as observações das redes meteorológicas de superfície e de altitude, do radar e satélites meteorológicos para dotar os modelos numéricos da melhor imagem do estado da atmosfera num dado instante, contribuindo para que o modelo numérico produza previsões com um maior realismo de fenómenos convectivos, contribuindo, em particular para a melhor localização e previsão de máximos de precipitação e vento", refere.

A reunião que terá lugar na próxima semana, conta com o apoio logístico do Governo Regional da Madeira e será realizada nas instalações do Campo da Barca, edifício da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infra-estruturas.