Madeira

Especialistas debatem ‘Mar da Madeira’

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 16 de Maio

None
Foto Aspress

A Divisão 8, com o Lions Clube do Funchal e com os Clubes Lisboa Mater, Lisboa Sete Colinas, Lisboa Belém  e Odivelas promove uma ‘Conversa de Amigos’ sobre o tema ‘Mar da Madeira: vida marinha e suas ameaças’.

O evento, que se realizará via Zoom, pelas 21 horas, contará com apresentação da directora regional do Mar, Mafalda Freitas, acompanhada pelos biólogos marinhos Filipe Henriques e Filipa Duarte.

“O objectivo é sensibilizar para a importância da biodiversidade marinha e quais as ameaças que esta enfrenta”, destaca a organização.

Eis as credenciais para aceder à conversa:

  • https://us02web.zoom.us/j/85636003709?pwd=akcyZnhUWlNvRnVJNlc1SnJBeUNkUT09
  • ID da reunião: 856 3600 3709
  • Senha de acesso: 816080

Ainda no que toca ao mar, no Savoy Palace Hotel, encontra-se a decorrer, até dia 18 de Maio, a primeira Madeira Maritime Week, evento que conta a com a participação de mais de uma centena de líderes da indústria europeia do shipping. O secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, preside ao encerramento dos trabalhos desta terça-feira, pelas 16 45.

Madeira Maritime Week traz mais de 200 decisores da indústria europeia do shipping

A Madeira recebe, entre 15 e 18 de Maio, o I Madeira Maritime Week, evento que agrega mais de 200 decisores da indústria europeia do shipping, entre os quais quadros de topo de grupos como a MSC, a Oldendorff, a Stolt Tankers, entre outros. O evento é organizado pela European International Shipowners Association of Portugal (EISAP), pela Petrospot (empresa britânica responsável pela organização, entre outros eventos, do London Shipping Week e do Portugal Shipping Week) e pela Wista Portugal, associação de mulheres do sector do shipping.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h00 Reunião Plenária n.º 61: A Assembleia Legislativa da Madeira reúne-se em sessão plenária, a partir das 9 horas. Entre outras propostas, será apreciada na generalidade a proposta de decreto legislativo regional intitulada ‘Estabelece O Regime Jurídico Do Programa Casa + Eficiente’.

Na véspera do Dia Mundial da Internet, assinalado a 17 de Maio, a transição digital é outro dos temas em destaque. Com efeito, pelas 09h15, o Centro de Congressos da Madeira será palco do ciclo de conferências ‘Transição digital nos Ensinos Básico e Secundário: Da tecnologia à pedagogia’, cuja sessão de abertura contará com a presença do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.

A iniciativa da Escola Virtual – Grupo Porto Editora, em associação com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, e com o apoio da Samsung, contará com a participação de profissionais, instituições e decisores, num espaço que se pretende de partilha de resultados e experiências quando se completam quatro anos de implementação do Projecto Manuais Digitais na Região Autónoma da Madeira.

Já pelas 09h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias, realiza-se conferência ‘Emoções Princípios e Valores num Mundo Digital’, com o presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Pedro Calado, a marcar presença na abertura. O encerramento caberá a Helena Leal, pelas 17h00.

10h00 O representante da República para a R.A.M., o juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto, recebe hoje, em audiência, no Palácio de São Lourenço, a Embaixadora da Suécia em Portugal, Elisabeth Eklund.

Mais tarde, pelas 10h45, a diplomata será recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, na Assembleia Legislativa da Madeira.

12h00 Pedro Calado reúne-se, na CMF, com Marie-Caroline Laurent, directora-geral da CLIA Europa, uma das maiores Associações Marítimas da Europa.

À mesma hora, a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas visita os trabalhos finais da obra de beneficiação do Caminho Florestal da Furna, na Tabua, Ribeira Brava. Esta empreitada enquadra-se numa aquisição de serviços para beneficiação da rede viária florestal da Madeira, “essencial tanto ao combate a incêndios, como à optimização das operações silvícolas que se desenvolvam no espaço florestal”, explica a tutela.

15h00 A secretaria regional de Inclusão Social e Cidadania promove, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Ribeira Brava, mais uma sessão do ‘Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025’.

“Contribuir para a formação financeira dos consumidores madeirenses e porto-santenses, proporcionando-lhes ferramentas para responderem de forma correta a situações do quotidiano que envolvam decisões financeiras”, é o objectivo deste programa, cujos destinatários são a comunidade em geral.

15h30 O Clube de Automóveis Clássicos da Madeira (CACM) realiza, na Sala Calhau do Hotel The Vine, a conferência de imprensa para a apresentação da Madeira Classic Car Revival 2023 e da XIX Rampa dos Barreiros, que decorrerão no Funchal entre os dias 19 e 21 de Maio.

Além da presença do presidente do CACM, Miguel Gouveia, estarão o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, o Diretor da FPAK, Pedro Melvill Araújo, o Presidente da AMAK, António Abel Ferreira e o Diretor da Rampa dos Barreiros, Nelson Ferreira.

16h00 No âmbito da iniciativa ‘Roteiro de Economia’, o presidente do Governo Regional visita, esta terça-feira, as novas instalações da empresa AFIMADEIRA – Comércio e Indústria Lda, localizada na Estrada de Santa Rita, São Martinho, no Funchal.

17h00 No âmbito do programa das comemorações do 187.º aniversário da Zona Militar da Madeira (ZMM), o Museu Militar da Madeira (instalado no Palácio de São Lourenço, no Funchal), recebe a palestra ‘Madrinhas de Guerra’, que será proferida pela escritora Graça Alves.

Zona Militar da Madeira assinala o seu 187.º Aniversário com uma semana de actividades

A Zona Militar da Madeira (ZMM) assinala este ano 187 anos de actividade e para a ocasião, a partir de hoje e durante os próximos dias, irão ser desenvolvidas várias actividades até ao dia 18.

Pelas 18h00, Miguel Albuquerque intervém na sessão de encerramento do ciclo de conferências ‘Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário: Da Tecnologia à Pedagogia’, que terá lugar no Centro de Congressos da Madeira.

CULTURA E ENTRETENIMENTO

A ‘baixa’ funchalense volta a ser palco, entre hoje e amanhã (16 e 17 de Maio), do Festival Regional de Dança Escolar, uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia através da Direcção Regional de Educação - Direcção de Serviços de Educação Artística (DSEA).

A apresentação insere-se nas celebrações da Festa da Flor e reúne grupos e alunos que desenvolvem a Modalidade Artística de Dança nas escolas do ensino básico e secundário da Madeira.

O evento contará – nesta que é a sua segunda edição a decorrer no ‘coração’ da cidade – com a participação de 20 escolas da Região, envolvendo cerca de 300 alunos, que actuaram, na Avenida Arriaga, em sessões às 11 e às 16 horas.

Desta forma, durante os dois dias, o público poderá assistir e desfrutar da interpretação dançada de dezenas de temas, passando por estilos como o hip hop, pop, rock, funk, trevo, kuduro, dança de roda, entre outros.

Programa 16 de Maio

11h00:
  • EB1/PE/C de Santa Cruz
  • EB1/PE do Lombo de São João e São Paulo
  • EB1/PE da Tabúa
  • EBS Padre Manuel Álvares
16h00:
  • EB/PE Bartolomeu Perestrelo
  • EB1/PE/C da Ponta do Sol
  • EB1/PE/C de São Vicente
  • EB/PE/C dos Louros
  • EB1/PE/C Professor Eleutério Aguiar

Já na vertente das artes plásticas, a DSEA organiza a Exposição “Pequenos Artistas Plásticos da Madeira”, no Museu de Electricidade - Casa da Luz, entre os dias 16 e 21 de Maio.

Esta exposição decorre no âmbito do concurso intitulado “Pequenos Artistas Plásticos da Madeira”, que assinalou o Dia Mundial da Arte, celebrado mundialmente a 15 de Abril.

Desta iniciativa resultaram três obras premiadas, entre tantas outras igualmente dignas de apreciação. Assim, estarão patentes ao público os trabalhos dos jovens: Zoe Santos, Joanne da Luz, Edmundo Freitas, Lúcia Ornelas, Ana Rita Teles,

Joana Jardim, Ana Matilde Abreu, Maria Inês Freitas, Milena Velosa, Kira Delibazoglo, Maria Barreto, Maria Vieira, Eliana Santos, Leonor Caires, Anna Sachuk, Luana Teles, Daniel Gouveia, Sofia Henriques, Valeria Gonçalves, Mécia Faria, Rousbell Benitez, Jaime Nóbrega, Yehor Druz e Beatriz Freitas.

DESPORTO

19h00    Apresentação do evento Rampa Regional CASSIANO'S CAR - Cidade de Machico.

19h30 O Al Nassr de Cristiano Ronaldo defronta o Al Taee em jogo da 27.ª jornada do campeonato saudita. O clube de CR7 ocupa o segundo lugar da classificativa, com 57 pontos, menos cinco que o líder Al Ittihad, de Nuno Espírito Santos, e mais quatro que o Al Shabab. O rival desta noite, o Al Taee, está em 7.º, com 34 pontos.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 16 de Maio, Dia Internacional do Celíaco e Dia Nacional do Celíaco, Dia Internacional do viver juntos em Paz, Dia Nacional dos Cientistas, Dia Internacional das Histórias de Vida, Dia Internacional da Luz e Dia Mundial da Conscientização do Angioedema Hereditário:

1811 - Invasões Francesas. Batalha de Albufeira entre o exército anglo-português e as forças francesas do general Soult.

1832 - É criado o Supremo Tribunal de Justiça.

1834 - Guerra Civil 1832-34. Batalha de Asseiceira garante a vitória às forças liberais de D. Pedro IV.

1864 - O Banco Nacional Ultramarino é criado por Carta de Lei.

1888 - O inventor norte-americano Emile Berliner faz a demonstração do primeiro disco com som gravado e tocado pelo aparelho que cria para o efeito - o gramofone.

1941 - II Guerra Mundial. O marechal francês Pétain anuncia a colaboração do Governo com as forças invasoras de Adolf Hitler.

1952 - Greve de trabalhadores rurais em Pias e Vale Vargo, no distrito de Beja, por melhores salários.

1958 - Presidenciais portuguesas. A manifestação de apoio a Humberto Delgado, candidato da Oposição Democrática às Presidenciais, em Lisboa, é detida, com violência, pelas forças policiais.

1974 - Toma posse o primeiro Governo provisório português, chefiado por Adelino da Palma Carlos, depois da revolução de 25 de Abril.

1975 - Incêndio destrói a quase totalidade do edifício da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

1990 - Morre, com 53 anos, Jim Henson, norte-americano criador de "Os Marretas" e de "A Rua Sésamo".

- Morre o ator e cantor norte-americano Sammy Davis Jr., aos 64 anos.

1991 - Entra em vigor em Angola o acordo de cessar-fogo entre o MPLA e a UNITA.

1995 - Shoko Asahara, líder da seita Verdade Suprema, é detido pelas autoridades japonesas.

1996 - É aprovada a proposta de alteração à lei da droga, que agrava as penas para o tráfico.

2003 - No Festival de Cannes, estreia-se "Vai e Vem", o último filme de João César Monteiro.

- 12 bombistas suicidas provenientes de Sidi Moumen, um subúrbio degradado de Casablanca, Marrocos, efetuam uma série de atentados suicidas com um balanço de 33 mortos, incluindo a maioria dos autores.

2004 - A curta-metragem portuguesa "A Rapariga no Espelho", de Pedro Fortes, vence o prémio Onofre do Festival de Cinema Ibérico de Badajoz.

2005 - Portugal assina em Varsóvia a convenção sobre a prevenção do terrorismo do Conselho da Europa.

- Morre, com 108 anos, Albert Marshall, antigo soldado britânico, o último sobrevivente da Batalha do Somme, na Grande Guerra 1914-1918.

2006 - A tenente Gisela Antunes, a primeira mulher a comandar um navio da Armada Portuguesa, assume a liderança do navio Sagitário.

- O Prémio da Latinidade da União Latina é atribuído à professora e investigadora portuguesa Maria Helena da Rocha Pereira, catedrática do departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra.

- Reabre ao público a Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

- A Comissão Europeia recomenda a entrada da Eslovénia na Zona Euro a partir de 01 de Janeiro de 2007 e adia a entrada da Lituânia.

2007 - A Comissão Europeia critica a amnistia fiscal portuguesa de 2005 e ameaça levar o caso a tribunal se Lisboa não tomar medidas necessárias para sanar essa infração do direito comunitário, em matéria de liberdade de circulação de capitais.

- Morre, aos 51 anos, Yolanda King, atriz e autora de peças de teatro norte-americana, filha mais velha de Martin Luther King.

- Morre Margaret Mary Douglas, antropóloga britânica, autora de "Pureza e Perigo". Tinha 86 anos.

- Morre, com 80 anos, James Dermot Halloran, professor britânico, pioneiro da investigação sobre os media, antigo dirigente do Centre for Mass Comunication Researche da Universidade de Leicester e da International Association of Media and Comunication Research.

2010 - Morre, aos 67 anos, Ronnie James Dio, músico de heavy metal que substituiu Ozzy Osbourne à frente dos Black Sabbath.

2011 - Última missão do vaivém espacial norte-americano Endeavour.

- Os ministros das Finanças da Zona Euro e da União Europeia aprovam plano de ajuda financeira a Portugal.

2012 - Um novo governo palestiniano dirigido pelo primeiro-ministro Salam Fayyad toma posse perante o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, na sede da presidência em Ramallah, na Cisjordânia.

2013 - O poeta português Nuno Júdice é galardoado com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Iberoamericana, que reconhece o conjunto de uma obra de um autor vivo, cujo valor literário constitui uma contribuição relevante ao património cultural da Iberoamérica.

- O inglês David Beckham, do Paris Saint-Germain, anuncia a retirada do futebol profissional no final da época.

2016 - O Governo venezuelano declara oficialmente o "estado de exceção e de emergência económica" em todo o país, uma norma com que o Presidente Nicolas Maduro pretende fazer frente a alegadas ameaças à sua administração.

- O português João Sousa alcança a melhor classificação de sempre no ranking mundial de ténis, ocupando o 28.º lugar na tabela.

2017 - O deputado brasileiro Alessandro Molon, do partido Rede, formaliza um pedido de destituição contra o Presidente do Brasil, Michel Temer, na Secretaria-Geral da Câmara Baixa do parlamento.

2018 - A Polícia Judiciária faz buscas na SAD do Sporting, em Alvalade, relacionadas com suspeitas de atos de corrupção e viciação de resultados no âmbito do processo 'CashBall'. São detidas quatro pessoas, entre as quais André Geraldes, diretor de futebol do Sporting.

2019 - Morre, aos 89 anos, Bob Hawke, antigo primeiro-ministro australiano.

- Morre, aos 102 anos, Ieoh Ming Pei, arquiteto sino-americano autor da Pirâmide do Museu do Louvre, em Paris.

2020 - Morre, aos 91 anos, depois de ter contraído covid-19, Wilson Roosevelt Jerman, mordomo da Casa Branca, que trabalhou ao serviço de 11 presidentes dos Estados Unidos. Começou a trabalhar como empregado de limpeza quando era Presidente Dwight Eisenhower (1953-1961) foi rapidamente promovido a mordomo, ao serviço de Kennedy (1961-1963), e reformou-se em 2012, durante o mandato de Barack Obama (2009-2017). 

- A Alemanha é a primeira das principais Ligas europeias de futebol a retomar a época.

- Morre, aos 78 anos, Julio Anguita, político espanhol, líder histórico do partido Esquerda Unida, antigo secretário-geral do Partido Comunista Espanhol (1988-1998).

2021 - O FC Barcelona conquista pela primeira vez na sua história a Liga dos Campeões de futebol feminino, ao golear na final o Chelsea por 4-0, em encontro disputado em Gotemburgo, na Suécia.

- O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de bronze na Taça do Mundo da Hungria, agora nos K1 5.000, a terceira de Portugal na competição de Szeged.

- As canoístas Teresa Portela e Joana Vasconcelos conquistam a medalha de bronze na prova de K2 200 da Taça do Mundo da Hungria.

- Morre, aos 77 anos, Diniz de Almeida, militar de Abril. Fez parte do Movimento das Forças Armadas, que derrubou a ditadura em 1974, e tornou-se um dos rostos militares associados ao Processo Revolucionário em Curso.

2022 - O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolve o parlamento da Guiné-Bissau e anuncia eleições legislativas para dezembro.

- Combatentes ucranianos entrincheirados na fábrica Azovstal entregam-se às forças russas. Moscovo diz que se renderam 2.400 soldados.

PENSAMENTO DO DIA

Uma porta é uma faca. Ela divide o mundo em duas partes Nelly Sachs (1891-1970), poeta alemã, Prémio Nobel da Literatura

Este é o centésimo trigésimo sexto dia do ano. Faltam 229 dias para o termo de 2023.