Madeira

Direcção Regional da Saúde associa-se ao Dia Mundial da Actividade Física

None

A Direcção Regional da Saúde associa-se ao Dia Mundial da Actividade Física, que se assinala a 6 de Abril. 

A data foi instituída pela Organização de Saúde (OMS) com o intuito de disseminar a prática de actividade física regular e orientar a população em geral para uma vida mais ativa e saudável.

A actividade física regular traduz-se em inúmeros benefícios para a saúde física e psicológica de todos. É factor chave de protecção para a prevenção e controlo de doenças não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, alguns cancros e diabetes tipo 2, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. Beneficia a saúde mental, melhora os sintomas de ansiedade e depressão, promove a aprendizagem, o sono, contribui para manter o peso saudável e a prevenir e controlar comportamentos de risco como o consumo de tabaco, ingestão excessiva de álcool e outras drogas. DRS

A Direcção Regional da Saúde aproveita a ocasião para sensibilizar a população a praticar actividades físicas. "Faça do exercício físico um hábito, é sinal de mais saúde e longevidade! Participe em atividades físicas que sejam divertidas, diversificadas e adequadas para a sua idade e capacidade", escreve a DRS em nota emitida. 

  •  Comece com pequenas quantidades de atividade física e aumente gradualmente a frequência, intensidade e duração ao longo do tempo.
  • Crianças e adolescentes, devem realizar uma média de 60 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa aeróbia, e pelo menos 3 dias por semana de atividade aeróbia de intensidade vigorosa e de fortalecimento muscular e ósseo.
  • Reduza a quantidade de atividades recreativas e o tempo de exposição aos ecrãs, em particular nas crianças e adolescentes.
  • Adultos - realize pelo menos 150 a 300 minutos por semana de atividade física aeróbia de intensidade moderada – andar de bicicleta em terreno plano, marcha rápida e dança, ou atividade física vigorosa equivalente – correr, nadar sem parar, andar de bicicleta a subir, jogar futebol, cross fit; ou uma combinação equivalente ao longo da semana.
  • No local de trabalho ou em casa, diminua os períodos que passa sentado ou inactivo, levante-se e caminhe a cada 30 minutos, faça alongamentos ou flexões.
  • Realize actividade física regular durante a gravidez e no pós-parto (sem contraindicações) – evite os momentos de calor excessivo especialmente com alta humidade, e permaneça hidratada.
  • Adultos e idosos com doenças crónicas devem realizar atividades de fortalecimento muscular, pelo menos 2 dias por semana.
  • Idosos - previna as quedas e lesões relacionadas e melhore a saúde óssea e capacidade funcional adicionando atividade física que promova o seu equilíbrio e a coordenação.
  • Faça caminhadas, use a bicicleta e/ou faça jardinagem.
  • Use as escadas em vez do elevador.
  • Faça exercício ao acordar.
  • Use um pedómetro.
Se pretende iniciar um programa de atividade física/ exercício físico, informe-se junto dos profissionais de saúde ou um especialista em atividade física, para obter orientações sobre o tipo e a quantidade de atividade física apropriada para as suas necessidades individuais, capacidades, limitações funcionais, complicações, medicações e plano geral de tratamento. Existem muitas formas de fortalecer os seus músculos, seja em casa ou num ginásio. DRS