Desporto

Faleceu o veterano atleta madeirense João Batista

Presidente da Associação de Atletismo da Madeira, Egídio Olim, lamenta perde de figura ímpar da modalidade

None

Faleceu hoje, aos 84 anos, o veterano atleta madeirense João Batista, "o pioneiro das ultra-maratonas" na Região, nas palavras do presidente da Associação de Atletismo da Madeira.

Egídio Olim manifesta "os pêsames à família e amigos" e lembra as qualidades de uma figura ímpar do atletismo madeirense.

"O Batista pode-se dizer que estava adiantado no tempo, porque há 40/50 anos era única pessoa da Madeira que víamos correr em estrada e especialmente em longas distâncias", refere o dirigente, lembrando que essa sua forma de treinar não era bem compreendida por alguns.

Egídio Olim diz que essa visão pioneira de João Batista reflecte-se, também, "na maneira como ele conseguia utensílios ou brindes e, depois, trocava-os por dinheiro", sublinhando que "ao fim e ao cabo, estava a fazer marketing à Batista". Algo que, sublinha, "acontece nos dias de hoje, com os atletas a serem patrocinados por marcas, por isso reforço que ele estava adiantado no tempo".

João Batista faleceu esta tarde no Hospital Dr. Nélio Mendonça, depois de a sua situação de saúde ter-se agudizado nos últimos tempos.