Mundo

Sete mortos em tiroteio numa escola nos EUA, incluindo atirador

None

Pelo menos sete pessoas - três crianças, três adultos e o suposto agressor - morreram hoje num tiroteio numa escola de Nashville, no estado norte-americano do Tennessee, após o balanço inicial apontar para três vítimas mortais, segundo fontes policiais.

"Agora sabemos que três alunos foram mortos, assim como três adultos. Estamos a trabalhar para identificar essas vítimas", disse Don Aaron, do Departamento de Polícia de Nashville, em conferência de imprensa

"Incluindo o atirador, um total de sete pessoas foram mortas como resultado do incidente desta manhã na escola", acrescentou.

De acordo com a Polícia, o atirador é do sexo feminino e parecia ser "adolescente", mas a sua identificação "não foi confirmada".

A suspeita, que foi controlada pelas autoridades e morta na sequência da ação da polícia, estava armada com pelo menos três armas de fogo, ainda de acordo com as autoridades.

Aaron garantiu que a resposta da polícia foi "rápida" e que, após acederem ao primeiro andar da escola, os agentes ouviram disparos vindos do segundo piso e decidiram subir.

Já no segundo andar encontraram uma jovem que estava a disparar e dois polícias acabaram por abrir fogo contra ela.

O tiroteio ocorreu na The Covenant School, uma escola cristã particular fundada em 2001 e que acolhe cerca de 200 alunos, desde a pré-escola até ao sexto ano.

Vários alunos foram vistos a deixar a escola - cercada por carros da polícia - para uma igreja próxima ao local, para se reunirem com seus pais.

A primeira-dama norte-americana, Jill Biden, reagiu ao tiroteio, afirmando: "Os nossos filhos merecem mais".

"Acabamos de saber de outro tiroteio no Tennessee. Um tiroteio numa escola. E estou realmente sem palavras. Os nossos filhos merecem mais. E nós estamos, todos nós, estamos com Nashville em oração", disse a primeira-dama, citada pela CNN Internacional.

O tiroteio mortal ocorre num momento em que as comunidades em todo o país recuperam de uma onda de violência escolar, incluindo o massacre numa escola primária em Uvalde, no Texas, no ano passado; ou um tiroteio na semana passada em Denver, que feriu dois administradores.

Este é já o 128º tiroteio em massa nos Estados Unidos desde o início do ano, de acordo com dados do Gun Violence Archive, que define um tiroteio em massa quando pelo menos quatro pessoas são baleadas, excluindo o atirador.

Os Estados Unidos, onde circulam aproximadamente 400 milhões de armas de fogo, são frequentemente afetados por tiroteios mortais, inclusive em escolas.

Desde o início de 2023, foram registados pelo menos 30 incidentes envolvendo armas de fogo em escolas nos Estados Unidos, que deixaram oito mortos e 23 feridos, segundo dados da organização Everytown for Gun Safety.