Madeira

PTP considera que SESARAM Domicílios apresenta "falhas estratégicas graves"

None

O Partido Trabalhista Português (PTP) considera que o SESARAM Domicílios apresenta "falhas estratégias graves". No comunicado enviado à comunicação social, esta manhã, o partido questiona este serviço.

Que pretende o SESARAM, uma unidade a sério com capacidade de mobilidade clínica, para promover altas precoces, com uma continuidade da figura de internado em casa, alargada onde sejam contemplados todos os seus clientes incluídos os cirúrgicos, ou apenas pretende implementar um novo serviço com uma nova direcção clínica apenas para doentes séniores, do sector da medicina interna, em suma, se pretende internar em casa após uma alta precoce ou se pretende também internar em casa, a partir do seu serviço de urgência, consulta externa e hospitais de dia? Partido Trabalhista Português. 

Na nota enviada, assinada por Edgar Marques da Silva, é referido que o partido aguardará para ver os efeitos práticos do serviço, afirmando que pelo o que foi apresentado e a "logística implementada", o serviço "carece de maior investimento e planeamento estratégico".

Primeiro em termos de capacidade de mobilidade, os meios apresentados são paupérrimos, em termos de equipamento e equipes, e as que se deslocam nas 24 horas em especial de Enfermeiros e Assistentes Operacionais, ficamos convictos na peça apresentada, que lhes falta conteúdo em competências funcionais específicas. A capacidade das equipas para ocorrer a situações urgentes, uma Equipa de dois elementos de Enfermagem de Apoio Prioritário (EEAP), a par da existência de Equipes Enfermagem Apoio Domiciliário constituída por um Enfermeiro e um Assistente Operacional, com a capacidade autónoma de mobilidade em veículo adaptado para o efeito desejado. Partido Trabalhista Português. 

Já relativamente à "Rede", o PTP questiona: "Como será a participação colaborativa, nuclear, entre outras estruturas na saúde e do social, assim como a eventual participação do poder local, das IPSSs ou ficam apenas pelo cuidador informal?".

Em termos estratégicos, a logística, o planeamento colaborativo de outras unidades, assim como a partilha da informação irá fluir atendendo também à privacidade, consentimento informado, assim como outras questões jurídicas, que esta figura assistencial obriga a implementar?  Partido Trabalhista Português. 

A concluir, o PTP alerta para que este esforço "não venha a ser uma mera operação de marketing na saúde".