País

Lista da direcção do CDS consegue dois terços dos lugares no Conselho Nacional

None
Foto Lusa

A lista da direção do CDS-PP ao Conselho Nacional conseguiu hoje cerca de dois terços dos votos, e 47 mandatos, enquanto a lista dos subscritores das moções derrotadas no 29.º Congresso Nacional obteve 31,5% e 23 mandatos.

Há dois anos, no último Congresso, o Conselho Nacional - considerado o parlamento do partido - ficou mais dividido, com a direção de Francisco Rodrigues dos Santos a obter 51,9% (678 votos) e a de João Almeida, o candidato derrotado, 581 (44,5%) e 45 brancos.

A lista da direção ao Conselho Nacional é agora encabeçada pelo antigo líder parlamentar Nuno Magalhães e tem como segundo nome o antigo dirigente João Rebelo, enquanto a lista opositora é liderada pelo anterior Fernando Barbosa, integrando ainda o agora ex-vice-presidente Miguel Barbosa, o ex-secretário-geral adjunto João Pinto de Campelos, e as dirigentes cessantes Filipa Correia Pinto e Margarida Bentes Penedo.

Dos subscritores das moções apresentadas ao congresso que foram retiradas ou saíram derrotadas, integram ainda a lista B ao Conselho Nacional, órgão máximo entre congressos, Miguel Mattos Chaves e Bruno Filipe Costa, José Seabra Duque, Fernando Camelo Almeida (líder da distrital de Aveiro e primeiro subscritor da moção apoiada por 11 presidentes distritais afetos à direção cessante) ou Mário Cunha Reis (porta-voz da Tendência Esperança em Movimento).

CDS-Madeira sai do congresso com maior peso nos órgãos nacionais

O 29.º Congresso do CDS, que termina hoje em Guimarães, com a eleição do eurodeputado Nuno Melo para a liderança dos centristas, marca a entrada do maior número de sempre de representantes da Madeira nos órgãos nacionais do partido.