Madeira

Madeirenses querem o Marítimo em digressão pela África do Sul

None

Rui Abreu, esteve ontem em Durban, na província de KwaZulu Natal, onde vive uma grande comunidade madeirense.

No quarto dia de visita oficial à África do Sul, o director regional das Comunidades e Cooperação Externa esteve na Associação Portuguesa de KwaZulu Natal e almoçou com a Academia do Bacalhau. Sempre com membros da comunidade madeirense.

"Encontrei uma comunidade activa, empenhada e otimista em relação ao futuro", disse, elogiando a participação cívica e o compromisso dos madeirenses com aquele país de acolhimento.

"Nunca é demais lembrar que a nossa diáspora é conhecida em todos os cantos do mundo como uma comunidade trabalhadora e cumpridora, que contribui para o crescimento económicos dos países onde está radicada", afrimou.

A África do Sul não foge à regra. Rui Abreu encontrou vários concidadãos, alguns deles conhecidos internacionalmente, que honram não só a Madeira, mas também a África do Sul.

É o caso do árbitro internacional, Victor Gomes, de 39 anos, natural da África do Sul, filho de madeirenses naturais da cidade do Funchal. Victor Gomes é arbitro da FIFA desde 2012, é árbitro de elite da CAF (Confederação Africana de Futebol), foi nomeado para o Campeonato do Mundo de Futebol e apitou a final da CAN .

"É um orgulho ter um madeirense com o palmarés do Victor Gomes, ele é o melhor árbitro do continente africano", lembrou Rui Abreu.

Sobre a mesa esteve a possibilidade de o Clube Sport Marítimo fazer uma digressão à Africa do Sul, como chegou a fazer em tempos.

“Uma visita do Marítimo à África do Sul seria algo importante para os nossos concidadãos, que gostariam muito de ver a sua equipa jogar com as principais equipas sul-africanas”, referiu.

A tarde deste sábado ficou reservada para uma visita ao Supermercado Food Lover’s Market, localizado no Centro Comercial Musgrave, um negócio detido por empresários madeirenses.