Mundo

EUA sancionam quatro implicados no financiamento e armamento do Estado Islâmico na África do Sul

None

Os Estados Unidos da América (EUA) sancionaram hoje quatro pessoas por financiarem e armarem o grupo extremista Estado Islâmico na África do Sul, para que pudesse expandir as suas operações no continente africano.

Em comunicado, o Departamento do Tesouro indicou que bloqueou propriedades e proibiu as transações económicas nos EUA relacionadas com Farhad Hoomer, Siraaj Miller, Abdella Hussein Abadigga e Peter Mbaga.

De acordo com a administração norte-americana, Siraaj Miller e Farhad Homer lideram, respetivamente, células sul-africanas do Estado Islâmico na Cidade do Cabo e em Durban, Abdella Hussein Abadigga treinou jovens e manteve contactos com o grupo extremista na Somália, e Peter Mbaga recolheu fundos e armas para a África do Sul e Moçambique.

Farhad Homer obteve fundos para a célula de Durban através de extorsões a empresas e manteve contactos com membros do Estado Islâmico na República Democrática do Congo (RDCongo). Siraaj Miller treinou simpatizantes do grupo extremista para angariar dinheiro através de roubos.

Citado em comunicado, o subsecretário do Tesouro, Brian Nelson, disse que as sanções adotadas visam "expor quem utiliza o sistema financeiro da África do Sul para facilitar o financiamento das redes do Estado Islâmico em toda a África".

Segundo o Departamento do Tesouro norte-americano, "o Estado Islâmico tentou expandir a sua influência em África através de operações em grande escala, particularmente em áreas onde o controlo do Governo é limitado".