Madeira

Bebidas alcóolicas sem rótulos alarmistas

Mantém-se apenas a mensagem de moderação e responsabilidade no consumo

None

A Fenadegas congratulou-se com as últimas alterações feitas ao Relatório Especial do Parlamento Europeu para Vencer o Cancro (BECA), notando que as propostas eram "muito penalizadoras".

A proposta inicial defendida pela eurodeputada mandeirense Sara Cerdas acabou por  não ser aprovada. Implicava a inclusão nos rótulos das garrafas de bebidas alcoólicas de avisos – ao estilo dos maços de tabaco – sobre a possibilidade de o consumo de álcool causar cancro.

Uma situação que a eurodeputada abordou na entrevista ao DIÁRIO, mas que não refere na sua reacção oficial de ontem, na qual enfatiza  que “o relatório aprovado é ambicioso”.

Sara Cerdas congratula-se com aprovação do Plano Europeu de Combate ao Cancro

O relatório obteve 652 votos a favor, 15 contra e 27 abstenções

Marco Livramento , 16 Fevereiro 2022 - 18:35

Fundada em 1981, a Fenadegas representa 41 adegas cooperativas, com mais de 18.000 viticultores. Em comunicado, considera que a versão inicial, "de indiscutível ambição e valor, continha propostas muito penalizadoras para o setor do vinho, especialmente por serem generalistas e não enquadrarem devidamente o consumo de vinho na perspetiva de um bem, parte integrante de uma correta dieta alimentar", sublinhando que "foram obtidas algumas alterações de vulto, minimizando-se o impacto no sector".

Em 2021, a Comissão Europeia lançou a iniciativa 'Europe's Beating Câncer Plan', tendo em vista apoiar os Estados-membros na melhoria do controlo do cancro. A iniciativa abordou também o consumo nocivo de álcool.

Esta semana, no Parlamento Europeu (PE) foram votadas as alterações ao BECA. A Fenadegas considerou ser positiva a menção ao consumo nocivo como um fator de risco, desde que associada "à defesa de que os alimentos e bebidas devem ser consumidos de forma regrada como parte de uma dieta saudável, rica e equilibrada".

Por sua vez, mantém-se nos rótulos a mensagem de moderação e responsabilidade no consumo.

"Assim, quanto à rotulagem, existirão informações sobre o consumo moderado responsável de álcool, sendo que toda a informação relativa a ingredientes e valor nutricional estará disponível 'off label'", precisou.

A Fenadegas congratula-se assim com a votação, sublinhando que, no decorrer do processo, desenvolveu em conjunto com a Confagri (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal) contactos com entidades portuguesas, europeias e deputados para sensibilizá-los "para os efeitos negativos para o setor do vinho" do que estava proposto.