Resposta à carta intitulada “Praia de São Tiago ou Estaleiro de São Tiago”

Venho por este meio exercer o direito de resposta ao Sr. Leitor não identificado.

Caro Sr. você escreve que “ as canoas invadiram o solário”. Quando apareceu o solário as canoas estavam lá há centenas de anos em S. Tiago.

Você escreveu “o solário que há muitos anos atrás foi mandado construir pelo elenco camarário de então, destinou-se SOMENTE aos banhistas e não à varagem de embarcações” Nada mais falso, um privado chamado Sr. Caldeira é que construiu uma sapata para dar apoio às embarcações. Mais tarde no elenco camarário do Sr. Albuquerque e pela iniciativa do Sr. João Carlos Abreu é que foi construído o solário que está no nível mais baixo e faz ligação à Barreirinha, foram postos duches e por respeito às pessoas e à tradição existente fizeram pequenas arrecadações e um guincho para varar as embarcações.

A praia de S. Tiago com poucas condições em relação à Barreirinha é de longe muito mais frequentada, porque as canoas e a sua manutenção mostram a nossa história, o Funchal nasceu ali, os turistas elogiam o belo cenário com as típicas embarcações. Quando há regatas aquela praia transborda de vida.

Meu caro o que me parece é que ofende os donos e simpatizantes destas canoas que são exatamente os bisnetos e trinetos das antigas embarcações , tudo isto para fazer joquinhos políticos que o “elenco de então” PSD construiu e o elenco camarário atual PS “não disciplina”.

Um conselho, informe-se antes de publicar tamanhas barbaridades.

Marco Mota