Coronavírus Madeira

Eduardo Jesus sugere regime de excepção para a RAM caso Portugal deixe 'lista verde'

Reino Unido irá anunciar, hoje, se o país continua a integrar lista de destinos seguros

None

O secretário regional do Turismo reage com preocupação ao anúncio do primeiro-ministro Boris Johnson de que “não hesitará” em remover qualquer país da 'lista verde' em caso de aumento de infecções

Para nós o importante é que Portugal no seu todo esteja na 'lista verde', mas se esse risco se vier a confirmar, tudo faremos para mostrar a diferença da Madeira.

Eduardo Jesus reagia assim, em declarações ao DIÁRIO/TSF-Madeira, à hipótese de Portugal sair da lista que permite aos britânicos fazerem viagens para o estrangeiro sem terem de cumprir quarentena quando regressam ao Reino Unido.

Portugal em risco de sair da ‘lista verde’ do Reino Unido

A decisão será anunciada esta quinta-feira e baseia-se no aumento da incidência e no aparecimento de novas variantes

Erica Franco , 03 Junho 2021 - 11:42

"A verificar-se a tendência que leva a este alarme é uma situação de preocupação", reforçou o governante, reconhecendo que tal será poderá reverter os avanços na retoma da economia no pós-confinamento.

"Assistimos de imediato a um grande impacto económico da vinda dos visitantes do Reino Unido, principalmente para o Algarve e também para a Madeira, e contrariar essa tendência positiva naturalmente que não é bom", disse.

Não obstante, não descarta a adopção de um sugere regime de excepção para a Madeira.

Aqui na Madeira tudo faremos para manter a nossa trajectória e a continuar a merecer da parte das autoridades do Reino Unido, uma leitura que nos permita a continuidade da operação, como já aconteceu no passado quando a Região foi considerada de forma diferente do país.

O secretário argumenta que "Portugal é um conjunto de regiões, onde algumas trabalham de forma diferente, com resultados diferentes".

Eduardo Jesus observa ainda, sobre processo de desconfinamento, que "é melhor avançar devagar do que avançar depressa demais e recuar". "Esses avanços e recuos é deixam um efeito muito negativo, não só na expectativa das pessoas, como também na economia de cada uma das regiões", reitera.