Praia dos Reis Magos

Uma carta do leitor publica no dia 3 de Junho, fez-me lembrar algumas memórias de infância ligadas a esta praia.

Alguém se lembra de como era a Praia dos Reis Magos antes de terem construído aquela “piscina natural” horrenda?

Era uma zona com rochas e poças naturais, o habitat natural de inúmeras espécies, um deleite para quem ia aquela praia, era lindo.

Era criança e lembro-me bem.

E foi com enorme desgosto e revolta que se viu destruírem aquela beleza natural, aquele pequeno ecossistema para fazer uma piscina “natural” com areia, para as crianças ou para quem não queria nadar no mar ou andar em cima do calhau. Quem não queria nadar no mar, fosse a outra praia com piscina… E madeirense que se preze aprende em criança a andar no calhau, devia ser um orgulho saber tal mestria.

Não é preciso muito para refrescar a memória, que aquela construção, para além de horrenda, foi muito mal desenhada e feita.

Então não é que se esqueceram de permitir que a água do mar conseguisse entrar e circular normalmente na piscina? Ficou água estagnada durante imenso tempo, até espuma de poluição se formava! Era então chamada por toda a gente de pocilga. De facto era um perigo púbico para a saúde! Mas para não borrar a pintura, os orgulhosos mentores daquela desgraça nada diziam, fechavam os olhos. O povo é que é pouco inteligente e não percebe…

Passados uns tempos, num dia de tempestade e mar revolto, uma onda furiosa irrompeu pela pocilga e destruiu uma parte da muralha. A partir daí, o mar lá conseguiu circular como devia dentro daquela “piscina”.

Mas continua a ser um desgosto ver o que destruíram para construir aquilo.

Isto já foi há uns bons anos. Mas é preciso relembrar para não se repetirem erros velhos, principalmente erros do antigo dominador do concelho e freguesias de Santa Cruz.

R.N.