Madeira

Metade dos finalistas da Apel optam por ficar em casa

None

Dos cerca de 200 finalistas da Escola da Apel, aproximadamente metade decidiu ficar em casa no dia em que o estabelecimento de ensino organizou uma cerimónia alusiva à Bênção das capas, na igreja do Imaculado Coração de Maria, que conta com a presença do Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

O santuário está bem composto para a habitual tradição que no ano transacto não se realizou devido à pandemia e muitos familiares acompanham os cerca de 100 finalistas que decidiram marcar presença neste acto simbólico que assinala o final de uma etapa lectiva, neste caso o fim do ensino secundário e o iminente ingresso no Ensino Superior.

Ao longo desta semana foram várias as escolas da Madeira que decidiram, de forma simbólica, assinalar o momento, tendo a Apel decidido organizar esta cerimónia num sábado e noutra igreja - tradicionalmente a escola realiza a Bênção no Monte. Tanto a Escola Secundária Francisco Franco, como o Liceu Jaime Moniz, ambas perfazendo um total de 1.200 alunos, recusaram organizar qualquer cerimónia.

Esta cerimónia que decorre no Imaculado obedece a um conjunto de regras estipuladas pelo Conselho Executivo da Apel. Não há foto, nem cortejo final e não haverá qualquer outra actividade desenvolvida pela escola.