5 Sentidos

Mestre escultor Pedro Anjos Teixeira homenageado pela Câmara do Funchal

A exposição poderá ser visitada até ao dia 20 de Agosto, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias

None

Foi hoje inaugurada a exposição 'Mestre Anjos Teixeira', uma iniciativa da da Galeria Anjos Teixeira e à qual se associou a Câmara Municipal do Funchal, nomeadamente com a presença da vereadora Madalena Nunes, que detém o pelouro da Cultura.

A mostra artística consiste na criação de um espaço temporário de homenagem ao mestre escultor Pedro Anjos Teixeira, e surgiu através da iniciativa de David Francisco que criou um projecto expositivo fotográfico composto por 30 peças. A exposição poderá ser visitada até ao dia 20 de Agosto, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Madalena Nunes sublinhou o “talento e a capacidade artística de Pedro Anjos Teixeira, que além de ser um grande entusiasta das artes foi também um apaixonado pela cidade do Funchal, onde viveu cerca de duas décadas”.

A autarca lembra ainda que “este artista deixou um legado escultórico importante ao Funchal” que “muito nos honra”, sendo esta uma “homenagem justa a uma personalidade que enriqueceu o Município de forma ímpar”.

“O Funchal não esquece as figuras de vulto que passaram por esta terra. Temos a humildade e o orgulho em querer que nomes como o do mestre Pedro Anjos Teixeira não sejam esquecidos, e só assim damos continuidade à nossa história”, disse Madalena Nunes.

O projecto do fotógrafo David Francisco foi também enaltecido pelo facto de ter recolhido diversas peças, desde pinturas a medalhas, junto de quem privou com o escultor enquanto este se encontrava a viver na Madeira.

Pedro Anjos Teixeira nasceu em maio de 1908 em Paris, e veio com os seus pais aos seis anos para Portugal, mais precisamente para Sintra, onde cresceu no meio artístico, influenciado pelo seu pai, o mestre escultor Artur Gaspar dos Anjos Teixeira.

O artista veio residir para o Funchal com 51 anos, onde esteve radicado durante duas décadas, tendo desenvolvido uma carreira enquanto docente na Academia de Música e Belas Artes da Madeira. Em paralelo desenvolveu uma carreira como jornalista e como dinamizador da Orquestra de Câmara do Funchal.