Madeira

Mar de queixas

None

Boa noite!

O Clube Naval do Funchal decidiu e bem apresentar uma queixa-crime contra desconhecidos junto do Ministério Público devido aos sistemáticos focos de poluição nas águas balneares junto da Quinta Calaça.

A malta que vai a banhos na Ponta Gorda, no Gorgulho, no Lido, no Clube do Turismo, no Vida Mar, no The Cliff ou no Reid’s devia fazer o mesmo pois é frequente vermos estas zonas constantemente conspurcadas, sem que ninguém assuma culpas, responsabilidades ou soluções para um problema permanente e atentatório do dito destino de qualidade.

Mais do que bandeiras azuis e de análises marteladas precisamos de águas límpidas, sem odores estranhos e livres de dejectos.

Mais do que comissões destinadas a estudar fenómenos estranhos e desculpas de circunstância, precisamos de intervenção atempada, vistoria permanente às redes de esgotos e zonas de desejos de detritos e de mão pesada para que os eventuais prevaricadores sejam punidos exemplarmente.

Mais do que hipóteses, precisamos que alguém trabalhe com rigor na detecção das causas e resolve a vergonhosa deterioração das zonas balneares. Vem aí novo Verão, mas pelos vistos a incúria, tal como toda a porcaria, é a mesma.

Mais do que um 10 de Junho sobre o oceano, o que queremos é o mar que já foi nosso.