Madeira

'Aves em tecido' na Francisco Franco

None Ver Galeria

Foi no âmbito do desafio criativo 'Aves em Tecido', dinamizado pelo Projecto Eco-Escolas, que as alunas da Escola Secundária de Francisco Franco, Beatriz Silva, Mónica Serrão, Carina Gouveia e Jéssica Milho, do 11.º ano do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural personalizaram uma das aves que rodeia a escola: o Melro-preto.

Os principais materiais utilizados no trabalho – que demonstram que as "roupas usadas não estão acabadas” - foram tecidos de peças de vestuário já inutilizadas, uma vez que um dos objectivos do projevto é a promoção da economia circular (redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais).

Considerada uma ave residente, pelo facto de ser observada durante todo o ano, o Melro-preto está bem-adaptado aos meios urbanos, por isso é frequente avistá-lo em parques e jardins. Alimenta-se de minhocas, insectos, frutos e bagas. Os seus ovos são azuis-claros com manchas avermelhadas, e ao longo do ano podem fazer entre duas a quatro posturas (quatro a cinco ovos por postura).

As fotos que acompanham este texto mostram o processo criativo desse projecto.