Casos do dia

Veleiro encalhou no areal do Porto Santo

Distracção de dois tripulantes alemães, em frente ao Hotel Pestana, foi prontamente salvaguardada. Vídeo gravado por Tito Neves já é alvo de dezenas de partilhas no Facebook

Vídeo Tito Neves
Vídeo Tito Neves

Capitão do Porto do Funchal, José Luís Guerreiro Cardoso, explicou que o incidente ocorreu por volta das 14 horas desta quarta-feira e o veleiro acabou por ser retirado do local com a ajuda da embarcação de pilotos da APRAM.

"Foi um descuido" que poderia ter resultado em consequências mais graves. Um casal de alemães distraiu-se enquanto navegava num veleiro, na ilha do Porto Santo, e quando ambos se aperceberam o barco estava encalhado mesmo em frente ao Hotel Pestana.

Contactado pelo DIÁRIO, o Capitão do Porto do Funchal, José Luís Guerreiro Cardoso, explicou que o incidente ocorreu por volta das 14 horas desta quarta-feira, altura em que o casal deu o alerta às autoridades. O veleiro acabou por ser retirado do local com a ajuda da embarcação de pilotos da APRAM e da Polícia Marítima.

Felizmente, a operação acabou por ser rápida. O receio que havia é que a maré estava precisamente a descer, ou seja a preia-mar tinha sido mais ou menos àquela hora. Se o veleiro não tivesse sido retirado dali àquela hora provavelmente já não saía hoje. Capitão do Porto do Funchal

Guerreiro Cardoso avançou ainda que o barco foi rebocado para a marina da Ilha Dourada, local onde ancorou por volta das 15 horas, o que demonstra e bem a rapidez de todo o procedimento. A intenção passa agora por colocar a embarcação em doca seca para verificar em que estado se encontra o casco e perceber se existe "algum problema mais grave".

Com os dois tripulantes germânicos "está tudo bem" e não necessitaram de assistência médica. Contudo, apresentavam-se "stressados" devido a toda esta situação.