Aldeia da Paz ou Lar da Paz?

Já muitas pessoas têm escrito sobre o complexo construído em Água de Pena, Santa Cruz, Madeira, atribuindo o nome Aldeia da Paz em vez escrever Lar da Paz.

O DN do dia 14 do corrente mês de abril, na página 3, publica um texto com a foto da capela e com a residência anexa que era para ser habitada pelo fundador da Aldeia da Paz, o Padre João Pedro Baptista da Mata, natural de Gaula, Santa Cruz, Madeira; para viver os seus últimos de vida na sua terra natal.

O edifício na parte de trás era para as várias atividades da Fundação Aldeia da Paz.

O aldeamento com 4 residências era para acolher as crianças desprotegidas, desde bebés a adolescentes.

Houve muitos obstáculos, mas, foram vencidos, sendo a sua inauguração feita no ano de 1994 com o nome Aldeia da Paz.

Por razões plausíveis, as 4 Irmães Missionárias dos Pobres, vindas do Brasil, tendo feito um bom trabalho de apostolado, servindo bem as crianças como se fossem as suas mães, entregaram a instituição Aldeia da Paz à Sra. Leonor Camacho, responsável da nova Direção da Liga de Amigos Aldeia da Paz, no ano de 1999.

As Irmães Missionárias dos Pobres foram instruídas e preparadas pelo Padre João Pedro Baptista da Mata, no Brasil, que faleceu a 17 de setembro de 2011, em Pirenópolis, Estado de Goiás, onde está registada a Fundação Aldeia da Paz.

Presentemente, é Lar da Paz, visto a Fundação Aldeia da Paz ter entregue todo o edificado à Diocese do Funchal, deixando de ser responsável por quaisquer atos posterior.

José Fagundes