Coronavírus Madeira

Madeira conta mais 20 casos e 19 recuperados esta quinta-feira

Diminuiu número de doentes covid-19 internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça

None
Foto ASPRESS

A Madeira contabilizou, esta quinta-feira, mais 20 casos positivos de covid-19, sendo que dois são provenientes da Lituânia, um da Polónia e os restantes são de transmissão local.

Há ainda a referir a recuperação de 19 doentes e a diminuição do número de internados, que são agora seis.

A Região continua a registar 71 óbitos associados a esta doença.

Dado os mais recentes números, a Madeira conta actualmente com 315 casos activos, 25 dos quais são importados e os restantes referentes a casos de transmissão local. Tal como referido, seis pessoas estão internadas no Hospital, nenhuma delas nos cuidados intensivos. Há 16 pessoas a cumprir isolamento numa unidade hoteleira dedicada e as restantes permanecem em alojamento próprio.

Além disso, há  131 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM.

Quanto à vigilância de contactos com casos positivos, 510 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

No que respeita à vigilância de viajantes, 7.839 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

O total de contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) ascende agora a 45.897 chamadas e a Linha de Apoio Psicológico da Direção Regional da Saúde (291 212 399) contabiliza até a data 3.353 atendimento.

Testes para despiste à covid-19:

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da RAM, há a reportar um total cumulativo de 183.977 colheitas para teste de RT-PCR à COVID-19, realizadas até às 15h30 de hoje

No total, até à data, as amostras processadas para teste de RT-PCR, no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM ascendem a 361.546.

No que diz respeito aos Testes Rápidos de Antígeno, foram realizados até a data, um total de 348.89 testes.