Madeira

Nuno Morna questiona actuação do CDS

None

A Comissão Coordenadora do Iniciativa Liberal (IL) Madeira, através de uma nota de imprensa assinada por Nuno Morna, veio hoje colocar algumas questões ao CDS, a propósito da polémica transferência de 29.880 euros por via do actual financiador do CHEGA, César do Paço.

Financiador do CHEGA transferiu dinheiro para cinco figuras do CDS-Madeira

Grande reportagem da SIC expõe os contornos do dinheiro (29.880 euros) que chegou às contas bancárias de Rui Barreto, Gonçalo Santos, Vítor Barreto, Luís Filipe Santos e Gonçalo Camacho

Rúben Santos , 14 Abril 2021 - 21:52

"O que temos dificuldade em perceber é porque é que essa verba foi distribuída por vários militantes, em fatias nunca superiores a 5 mil euros, e não caiu a mesma nas contas do partido que atravessava um momento financeiramente difícil?", começa por interrogar o Liberal.

Nuno Morna questiona também de que modo se processariam os pagamentos - uma vez que "o dinheiro se destinava a pagar contas do partido, e visto estar em contas de militantes" - colocando em causa a legalidade deste procedimento.

Cada um pagava com o dinheiro que tinha na sua conta as despesas pendentes? Isto legal?

Pergunta ainda porque é que o dinheiro não foi devolvido de imediato - já que segundo o CDS "não foi usado porque, entretanto, conseguiram um empréstimo bancário" - e onde ficou "este tempo todo".

Porque é que só foi devolvido 18 meses depois e após o contacto da SIC com o Secretário Regional da Economia? O argumento de que perderam o contacto com o mutuante não pega. No mínimo porque todas as transferências bancárias têm conta de origem E o dinheiro onde ficou este tempo todo? Nas contas das pessoas de confiança de Rui Barreto a ganhar juros?