Coronavírus Madeira

Madeira com 20 novos casos e 28 recuperados

Foto ASPRESS
Foto ASPRESS

A Região Autónoma da Madeira (RAM) registou hoje, dia 6 de Abril, 20 novos casos de infecção por SARS-CoV-2, segundo o boletim  diário divulgado há instantes pela Direcção Regional de Saúde, passando assim a contabilizar 8.486 casos confirmados de Covid-19.

Estes novos casos tratam-se de um caso importado oriundo de França e os restantes 19 de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos de casos positivos. Investigações epidemiológicas estão em curso.

 No dia de hoje há a destacar mais 28 casos recuperados a reportar, com a Região a contabilizar agora 8.073 casos recuperados de Covid-19.

No que concerne aos óbitos associados à Covid-19, a RAM conta com um total de 71, até à data.

Segundo o boletim da Direcção Regional de Saúde há ainda a referir os 342 os casos activos na RAM, dos quais 17 são casos importados e 325 são de transmissão local.

Relativamente ao isolamento dos casos activos, a assinalar que oito pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça (oito pessoas em Unidades Polivalentes e nenhuma na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à Covid-19) e 21 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

No total, há 100 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM, EPERAM. Investigações epidemiológicas estão em curso.

Quanto à vigilância activa de contactos de casos positivos, 593 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

No que respeita à vigilância de viajantes, 9.902 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

O total de contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) ascende agora a 44.865 chamadas e a Linha de Apoio Psicológico da Direção Regional da Saúde (291 212 399) contabiliza até a data 3.278 atendimentos.

Relativamente aos Testes Moleculares de Amplificação de Ácidos Nucleicos (RT-PCR) para despiste de COVID-19 realizados na RAM, assinala-se que:

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da RAM, há a reportar um total cumulativo de 180.195 colheitas para teste à Covid-19 realizadas até às 15h30 de hoje.

No total, até à data, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM ascendem a 350.950.