A pobreza envergonhada tomou conta do Funchal

O Funchal estes dias é um quadro onde a miséria de espírito e corpo andam lado a lado com a imagem de paraíso turístico.

São inúmeros os sem abrigo e drogados que aos poucos vão tomando conta dos cantinhos “gato escondido com cauda de fora” do centro do Funchal. Na zona dos tetrápodes perto do Forte de São Tiago, no Jardim Almirante Reis, entre outros sítios.

É uma imagem que está a ficar cada vez mais normalizada, o que é preocupante e frustrante.

Não dá sensação de segurança nenhuma andar no Funchal por estes dias, onde as ruas estão mais desertas, e paira no ar necessidade de arranjar uns trocos para a próxima dose (do que quer que seja). Para quem tem de andar pelo Funchal para chegar a casa do trabalho, não é nada seguro.

Uma vez em plena luz do dia vi um indivíduo a se passear com uma navalha na mão, como se nada fosse.

Que fique claro que esta carta não é contra estas almas perdidas, mas contra o abandono total deles!

Ficaram-se pelos cacifos, e nada mais fizeram. Nada o Governo e CMF fazem para os tirar da rua, do vício. O número de pessoas nesta condição está a aumentar a olhos vistos, e são pessoas novas! Isto não é normal!

Governo e CMF vão ter de parar de fazer vista grossa a este flagelo, têm de compreender o porquê deste aumento, e arranjar soluções!

Acho irónico numa certa rua do centro do Funchal terem impedido a realização de alojamento digno para os sem abrigo, com o argumento de ser uma zona nobre da cidade. Isto quando eles andam desamparados pelas ruas mais nobres do centro do Funchal! Incrível a hipocrisia de quem acha ser um ser superior a outro. Não são melhores.

R. N.