5 Sentidos

Associação Garanito vai defender e preservar o Bordado da Madeira

A nova associação sem fins lucrativos foi criada em Janeiro de 2021 e tem objectivos bem vincados em prol da preservação e desenvolvimento do Bordado

None

Defender e preservar o legado do Bordado da Madeira é o grande objetivo da Associação Garanito, criada recentemente na Região Autónoma da Madeira.

A nova associação sem fins lucrativos está focada, nesta primeira fase, na protecção de 60.000 desenhos de Bordado Madeira, através da digitalização e respectiva catalogação. São desenhos centenários em papel de diversas fábricas, algumas ainda em funcionamento, e outras que já fecharam, um importante legado que será agora compilado e dado o devido tratamento de preservação.

Outro dos objectivos da associação visa desenvolver acções de formação de bordado, com vista ao aparecimento de novas bordadeiras, bem como acções de melhoria contínua para bordadeiras já no activo.

A associação pretende ainda defender e preservar este património material e imaterial da cultura madeirense com o desenvolvimento de acções de divulgação do bordado nas escolas.

Formalizada em Janeiro deste ano, a direcção da Associação Garanito é composta por João Vacas, João Luciano Homem de Gouveia e Susana Vacas. A assembleia geral é presidida por Gonçalo de Matos Noronha da Câmara e o conselho fiscal está a cargo de José Paulo Batista Fontes.