Madeira

Interferências

None

Boa noite!

1. Há más notícias para os que julgavam que a ciência estava protegida do livre-arbítrio das decisões políticas. Enganaram-se os que julgavam que o processo de vacinação decorreria sem interferências. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmaram que os dados disponíveis não sugerem que a vacina da AstraZeneca tenha causado coágulos e que as pessoas podem continuar a ser imunizadas com esse fármaco. Os governos de vários países ignoraram tamanha certeza e decidiram suspender a vacinação por precaução. Estamos conversados.

2. Há boas notícias para os que julgam já ter visto tudo o que há de sublime sobre a monocultura do Turismo. Basta que revejam o ‘Fernão Magalhães 2020’, exibido esta noite na RTP3, pelas 22h30. O programa aborda dramas vividos em Canárias, mas que não nos são estranhos. 

3. A intervenção na estrada das Ginjas, onde só passa a malta do todo-o-terreno ou quem anda a pé, não é consensual, nem urgente, e mau grado o esforço de emenda de alguns erros, não tem sido gerida de forma equilibrada. Muito menos agora em que a discussão sobe de tom e coincide com eleições autárquicas. Que tal uma discussão pública elucidativa, assente em argumentos válidos, sem fundamentalismos, nem lógicas do género “quer queiram quer não”? Já não é primeira vez que as promessas que não dependem unicamente das vontades políticas dão sarilhos monumentais.

4. O ‘fair play’ no futebol é uma palhaçada. Cinge-se cada vez mais à devolução da bola à equipa que a tinha em sua posse e que desta prescindiu para que alguém receba assistência médica. E pouco mais. A falta de bom senso foi evidente num jogo em que a madeirense Laura Luís esteve envolvida e que de forma inocente toca na bola de jogo enquanto aquecia. A história está toda aqui. E de facto podia ter outro desfecho, sem lágrimas.

5. Os que julgam que a resposta às críticas deve recorrer a golpes baixos, aos berros ou aos gestos obscenos devem rever os desempenhos de dois madeirenses nas últimas horas. Depois de enxovalhado na eliminação da Juventus na ‘Champions’, Cristiano Ronaldo fez um ‘hat-trick’ perfeito no espaço de 23 minutos: marcou de cabeça, aos 10 minutos, antes de um penálti aos 25, concretizado com o pé direito, e um remate colocado, com o pé esquerdo, aos 33. Com o seu 57.º 'hat-trick' da carreira, o futebolista chega aos 30 golos, em 33 jogos em todas as competições de clubes, durante 2020/21.

Ivo Vieira não marcou, mas na estreia no comando técnico do Famalicão impôs um empate ao poderoso Braga que este ano já eliminou o FC Porto da Taça e venceu o Benfica, arredando os arsenalistas do 2.º lugar. Ou seja, num só jogo já fez mais do que Jesus e Conceição, mas a preços módicos.