Madeira

Altice anuncia 12 novas estações móveis na Região

Seis das novas estações são no Funchal. Haverá também investimento em tecnologia 4G em 26 dos 60 tuneis da Madeira.

None
Foto Rui Silva/ASPRESS 

A Altice Portugal acaba de anunciar mais investimento na Madeira. Além da extensão da cobertura da fibra óptica, Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice, anunciou também o alargamento da rede móvel, através da construção de mais 12 estações móveis, seis delas no Funchal. Também há aposta nos túneis regionais: a empresa vai instalar rede móvel 4G em mais cinco novos túneis (Túnel do Arco de São Jorge, de São Jorge, da Fajã Alta, do Pinheiro e da Ribeira de São Jorge. Mais, disse Alexandre Fonseca: “Ao mesmo tempo, estamos a proceder à modernização da rede 4G em 26 dos 60 tuneis que estão hoje disponíveis na Região”.

Os protocolos foram assinados esta tarde na Câmara Municipal do Funchal onde, além do presidente da autarquia e equipa camarária, também marcaram presença o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos.

Falou primeiro Pedro Calado, satisfeito pela parceria: “Vamos partilhar infraestruturas da Altice e também do município. A partilha visa dotar a cidade de mais meios de melhores equipamentos para tornar a vida de todos os cidadãos melhor, mais rápida e mais eficiente”. O presidente da Câmara do Funchal destaca a importância da tecnologia e das redes móveis nos dias de hoje e, dirigindo-se a Alexandre Fonseca, afirma que a empresa “pode encontrar na cidade do Funchal um parceiro de negócios”.

O autarca sublinha que o “ensejo” da sua equipa “é reduzir a a carga fiscal das empresas que trabalham no concelho do Funchal”. Isto, para estimular mais investimento de empresas privadas: “Acreditamos que só através desse investimento de empresas privadas é que se pode criar mais  postos de trabalho. E criando mais postos de trabalho estamos a contribuir para ter uma sociedade mais justa, solidária e moderna”.

Pedro Calado destacou ainda o trabalho do Governo Regional nas áreas da Educação e da Saúde, que “com esforço enorme de trazer novas empresas tecnológicas para a região, potenciam o nosso desejo de desenvolvermos tecnologicamente a nossa cidade”.

Já a presença de Pedro Ramos deve-se à assinatura de outro protocolo (MoU, dirigido à saúde) entre a empresa tecnológica e o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil. “É mais um marco histórico aquele que estão a presenciar”, começou por dizer Pedro Ramos.

De acordo com o secretário da saúde, o objectivo desta parceria é “dar mais uns passos em frente na área da digitalização, na área da saúde”.

Pedro Ramos enfatizou que as tecnologias disponibilizadas pela Altice Portugal para a área da Saúde, promovem a melhoria da comunicação, através da digitalização, da investigação, da inovação, da interoperabilidade”.

Já o presidente executivo da Altice realçou a importância do papel da digitalização de processos na área da Saúde: "Temos uma experiências larga de projectos concretos no sector público e no sector privado da área da saúde e, por isso, quisemos partilhar esta experiência, este nosso know-how, com a Região autónoma e com a Secretaria Regional  por reconhecer, também, a liderança do ponto de vista tecnológico que a área da saúde da Região Autónoma da Madeira tem ao nível do país, com alguns projectos que são inovadores a nível nacional e até internacional, e que nós infelizmente ainda não temos a nível do continente". Esta é a razão para Alexandre Fonseca querer partilhar a sua experiência e os seus projectos com a Secretaria Regional da Saúde e com o Governo Regional. 

Apoiar no diagnóstico das necessidades e das sinergias, apoiar a telemedicina e a teleassistência de idosos, apoiar o diagnóstico e a prevenção de doenças, a simplificação de processos, ou a digitalização de processos hospitalares, clínicos ou de simples relação com os cidadãos. Este é também um dos nossos desígnios porque entendemos que a área da saúde é critica para o desenvolvimento das sociedades modernas" Alexandre Fonseca, Presidente executivo Altice Portugal 

O presidente do Governo Regional destacou o investimento tecnológico que a Região está a fazer no sector da saúde: "Uma das áreas onde queremos trabalhar, e vamos trabalhar de forma mais assertiva é na saúde. Já estamos a trabalhar nas tecnologias da saúde. Queria lembrar que o Hospital do Funchal é dos primeiros no país, a já trabalhar com IA nos cuidados intensivos. E que o protocolo que já está em vias de celebração entre o Centro de Química da Madeira e o Instituto do Professor Sobrinho Simões permitirá termos na madeira um dos principais centros nacionais, internacionais. Por isso é que o futuro Hospital Central da Madeira irá ser Hospital Universitário da Madeira. A componente de investigação e tecnológica será determinante para o futuro", afirmou Miguel Albuquerque. 

Ao mesmo tempo em que decorria esta cerimónia de assinatura, outras quatro equipas da Altice Portugal, assinavam protocolos equivalentes a estes - Protocolo de Investimento de Redes de Fibra Óptica e Redes Móveis -  nas Câmaras Municipais da Ribeira Brava, São Vicente, Porto Moniz e Calheta.