Mundo

Voo da missão Crew-3 para a estação espacial internacional com segundo adiamento

Foto NASA/Joel Kowsky
Foto NASA/Joel Kowsky

A Nasa e a SpaceX voltaram hoje a adiar, pela segunda vez em poucos dias, descolagem do foguetão que levará quatro astronautas à Estação Espacial Internacional, devido a um "pequenno problema de saúde" de um dos membros da tripulação.

O problema "não é uma emergência médica e não está relacionado com a covid-19", declarou a Nasa, num comunicado, sem dar mais detalhes.

Os astronautas americanos Raja Chari, Kayla Barron e Tom Marshburn, assim como o astronauta alemão Matthias Maurer, permanecerão em quarentena no centro espacial Kennedy, acrescentou a agência.

Inicialmente estavam programados para descolar no início da manhã de domingo, mas devido ao mau tempo o voo foi adiado para quarta-feira.

O lançamento está agora agendado para sábado, às 23:36, horário local (03:36 GMT de domingo), a partir do Cabo Canaveral, Florida.

A Nasa não especificou qual dos astronautas foi afetado pelo problema de saúde.

Esta missão, batizada Crew-3, é a terceira missão tripulada regular assegurada pela SpaceX, empresa privada do magnata Elon Musk, através da Agência Especial dos Estados Unidos.

Os astronautas devem passar cerca de seis meses em órbita e conduzir várias experiências a bordo da estação espacial.

Irão substituir os quatro astronautas do Crew-2, incluindo o francês Thomas Pesquet, que está na Estação Espacial desde abril.

O regresso a Terra da missão Crew-2 está agendado para "início de novembro", mas a Nasa explicou hoje que vai "continuar a avaliar as datas possíveis" e não exclui uma "transferência indireta" em vez de direta entre as duas tripulações.