Coronavírus Madeira

Ordem dos Médicos Dentistas critica jornalistas por divulgarem informação do IASAÚDE

None

No último boletim epidemiológico, as autoridades regionais de saúde davam conta da existência de dois profissionais da área da medicina dentária infectados com covid-19; ordem fala em "diferenciação" em relação aos restantes profissionais da medicina

De acordo com a informação transmitida, no boletim epidemiológico diário do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE), o DIÁRIO noticiava, ontem, a existência de dois novos casos positivos de covid-19 na Madeira referentes "a dois profissionais de saúde, com actividade no sector privado, na área da medicina dentária".

"Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 554 casos confirmados de covid-19 no território regional. Trata-se de 5 casos importados (2 provenientes da Polónia, 1 da Alemanha, 1 da Rep. Checa e 1 da Suiça) e 9 casos de transmissão local. Relativamente aos 9 casos de transmissão local confirmados hoje, estão associados a contactos próximos de casos positivos recentemente identificados, que já estavam a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Entre estes casos, salienta-se a existência de 2 profissionais de saúde, com actividade no sector privado, na área da medicina dentária, e 1 jovem estudante de uma estabelecimento de ensino no concelho de Santa Cruz. A Escola foi informada, tendo activado o respectivo plano de contingência".  Boletim epidemiológico do IASÁUDE de 10 de Novembro de 2020

Hoje, numa nota dirigida às redacções, a Ordem dos Médicos Dentistas queixa-se do tratamento jornalístico. 

"A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) repudia em absoluto a forma como os órgãos de comunicação social estão a noticiar que dois médicos dentistas da Região Autónoma da Madeira (RAM) contraíram Covid-19", começa por referir o comunicado.   

A OMD esclarece "que nenhum destes contágios foi efectuado em ambiente profissional e que, por isso, mencionar a categoria profissional destes dois doentes é no mínimo desonesto para com um sector que é o dos mais protegidos e bem preparados para trabalhar num contexto como este de pandemia". 

A Ordem queixa-se de que nas notícias divulgadas são referidos 14 novos casos, "relatando que dois destes casos são profissionais da área privada da medicina dentária, não fazendo referência a mais nenhuma das áreas profissionais dos outros 12 infectados". Ora, como foi exposto anteriormente, a informação foi transmitida exactamente desta forma pelas autoridades de saúde regionais.

"Até ao dia de hoje, e bem, nunca tinha sido especificada a área de saúde de qualquer profissional infetado, pelo que não se entende a diferenciação que é feita agora no caso da medicina dentária, o que é lamentável", queixa-se a Ordem dos Médicos Dentistas, sublinhando "que a população pode e deve continuar a tratar da sua saúde oral em segurança e ter total confiança neste sector profissional e nos seus pares". 

Refere ainda "que num inquérito feito aos médicos dentistas portugueses menos de 1% foi infectado a nível nacional, e destes muito poucos num contexto profissional". 

Fechar Menu