O nosso Mundo

Estou vivo. O mundo existe. Tudo gira à minha volta sob o meu olhar cansado e desacreditado…

Cansado de assistir a tanta guerra e mortandade, tanta crueldade e patifaria, tanta barbaridade contra a natureza pura e sadia, com as alterações climáticas que já se fazerem sentir para pior…logicamente, por todo o planeta.

Agora - só nos faltava a pandemia da COVID 19 – atacar a HUMANIDADE!

E sobre a COVID 19 existem governantes, por esse mundo fora, totalmente indiferentes e irresponsáveis, tiranos e desumanos. Que ignoram o perigo desta crise pandémica que, pode vir a provocar milhares ou até milhões de mortes por todo o mundo, de todas as classes sociais: ricos e abastados, pobres, indefesos e inocentes que são os mais frágeis – numa segunda vaga que não sabemos quando e como irá terminar?...

Se ao menos os governantes fossem minimamente sinceros e honestos?...

Mas, quando é que poderão ser minimamente sinceros e honestos?

Talvez nunca?

Bom, tivemos recentemente uma óptima notícia, que foi a eleição de Joe Biden como Presidente dos EUA e o afastamento de Trump. Julgo, que foi bom para os americanos em particular e para o mundo em geral.

E nós por cá, na RAM? Como vamos?

Segundo dados fornecidos no dia 9 do corrente mês, tínhamos 342 recuperados o que é excelente!

Agora, estamos com 196 activos, sendo 144 importados, 52 por transmissão local, o que passa a ser preocupante… numa pequena ilha de forte densidade populacional.

A lamentar temos 2 mortos, apenas…

Embora, ainda longe da situação dramática do Continente, será que estamos preparados caso haja um aumento gradual ou mais acelerado da contaminação?

Julgo que sim? Não posso pensar de outra forma?!

Pois, não podemos criticar a casa dos outros se a nossa não estiver arrumada, ou andar às avessas?...

“POLITIQUICE E PARTIDARICE” têm de acabar neste momento tão delicado e ponto final! Penso eu.

A partir de agora, qualquer pessoa na RAM (caso não se encontre devidamente protegida), está sujeita a ficar infectada com este vírus terrível e abrangente.

Por isso, todas as medidas preventivas têm de ser rigorosamente cumpridas, por parte da população em geral.

Nos recintos fechados, como sejam: CENTROS COMERCIAIS, HIPERMERCADOS,ESCOLAS, PISCINAS,GINÁSIOS, PAVILHÕES, OS AJUNTAMENTOS NOTURNOS NOS BARES E DISCOTECAS, o comportamento de muitos jovens e alguns adultos chega a ser inacreditável e chocante. Não respeitam o distanciamento nem usam as máscaras protectoras.

Mas, nas escolas, nas piscinas, no ginásio e nos pavilhões o modo como os alunos se comportam, está fortemente ligado ao procedimento dos professores e dos funcionários que lá trabalham. Estes têm um papel importante, mas é um tanto ou quanto secundarizado… já imaginam por quem?

Por aquilo que observo, o procedimento de certos professores não tem sido o mais adequado. Longe disso!

Os professores têm – aqui – uma responsabilidade fulcral e acrescida. Por isso, não podem, nem devem ignorar as regras estabelecidas ou em vigor.

E estão a pôr em causa, a saúde de todos os trabalham e frequentam os recintos desportivos fechados, ou seja, deles próprios também…

Há certas atitudes de alguns professores que, acredito porque vejo porque se não visse não podia acreditar!

Jorge Macedo

Fechar Menu