DNOTICIAS.PT
Madeira

Funchal Jazz no Parque de Santa Catarina com Joel Ross e Duarte Ventura

Tome nota da agenda do dia de hoje

Festival inicia esta quinta-feira a programação ao ar livre com concertos diários, a partir das 21h30, prolongando-se até sábado
Festival inicia esta quinta-feira a programação ao ar livre com concertos diários, a partir das 21h30, prolongando-se até sábado, Foto Rui Silva, ASPRESS (2025)

Este é o centésimo nonagésimo primeiro dia do ano. Faltam 175 dias para o termo de 2026.

O Funchal Jazz continua, hoje, no Parque de Santa Catarina, onde prossegue a edição de 2026 do festival com dois concertos diários. A primeira noite da programação ao ar livre será protagonizada pelos vibrafonistas Duarte Ventura, uma das grandes promessas do jazz nacional, e o norte-americano Joel Ross, um dos nomes mais destacados internacionalmente.

Depois de três dias de concertos no Auditório do Jardim Municipal, o festival entra na sua fase principal, mantendo a programação no Parque de Santa Catarina até sábado, sempre com espectáculos a partir das 21h30.

Na sexta-feira sobem ao palco Immanuel Wilkins e o projecto liderado pelo pianista italiano Antonio Faraò. O encerramento, no sábado, ficará marcado pelo concerto de Ledisi e Jason Moran, acompanhados pela Orquestra de Jazz do Funchal, num tributo a Duke Ellington.

Mas há mais na agenda desta quinta-feira, 9 de Julho

09h00 - Reunião plenária n.º 107

09h30 - Reunião da Câmara Municipal do Funchal, com as habituações declarações ao meio-dia

09h30 às 17h30 - Encontro do Desporto Escolar 2026 (9 e 10 de Julho), na Escola Horácio Bento Gouveia

11h00 - Miguel Albuquerque preside à cerimónia oficial de anúncio dos resultados e entrega dos galardões Green Key 2026, organizada pela Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, em parceria com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, na Quinta Magnólia

12h00 - Apresentação da '51ª Volta à Madeira em Bicicleta + SOM', na Sala de Apresentações da Direcção Regional de Desporto

17h00 - Miguel Albuquerque e Rubina Leal marcam presença na apresentação do Livro '50 anos de Autonomia da Madeira - Testemunhos e Números', no âmbito das Comemorações dos 50 anos de Autonomia, na Quinta Magnólia

18h00 - Pedro Rodrigues visita a ExpoMadeira

18h00 - Inauguração da exposição 'OLHARES da UMa II – Olhares Sobre uma Colecção', da autoria de José Trabulo, com a participação dos artistas convidados Gonçalo Gouveia, Eduardo Costa, Margarida Teles e Pedro Nóbrega, no Museu de Electricidade

19h00 - Nuno Maciel preside às comemorações do 448.º aniversário da Freguesia dos Canhas

21h30/23h00 - Funchal Jazz com Duarte Ventura Quintet e Joel Ross Good Vives, no Parque de Santa Catarina

Principais acontecimentos registados no dia 09 de julho, Dia Internacional de Destruição de Armas:1816 - Nova declaração de independência da Argentina que adota o nome Províncias Unidas do Rio da Prata.

1832 -- Guerra Civil. As forças liberais de D. Pedro IV ocupam o Porto.

1834 - Guerra civil em Espanha. Carlos, irmão do falecido Fernando VII, reclama o trono.

1859 -- Espanha reconhece a independência da Argentina.

1879 -- Nasce o compositor italiano Ottorino Respighi.

1919 -- A Assembleia Constituinte alemã ratifica o Tratado de Versalhes. A Alemanha assume o pagamento de indemnizações de guerra.

1926 -- António Óscar Fragoso Carmona assume a Presidência da República Portuguesa.

1940 - II Guerra Mundial. A Força Aérea britânica inicia o bombardeamento noturno da Alemanha.

1943 - II Guerra Mundial. Desembarque aliado na Sicília.

1963 - É assinado o acordo que cria a Federação da Malásia, unindo Malaia, Singapura, Saraway e o Norte Bornéu.

1964 -- O Decreto-Lei n.º 45810 amplia o período de escolaridade obrigatória e passa as classes obrigatórias de quatro para seis.

1970 -- Assembleia Mundial da Juventude. 110 países da ONU aprovam a moção que condena "a guerra contra os povos de Angola, Guiné e Moçambique", sob administração portuguesa.

1974 - O primeiro-ministro, Adelino da Palma Carlos, demite-se, alegando não ter condições políticas para governar.

1980 -- Morre, com 66 anos, o poeta e compositor brasileiro Vinícius de Moraes, autor de "Caminho para a Distância" e "Para Viver Um Grande Amor".

1984 --- Estabelecimento de comunicações telefónicas automáticas entre Portugal e Angola.

1988 -- A atleta Gabriele Reinsch bate o Record Mundial do Disco (76,80).

1991 -- A República da África do Sul regressa ao Comité Olímpico Internacional, terminada a política de apartheid.

1997 - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) aprova, na Cimeira de Madrid, a parceria estratégica com a Rússia, Polónia, República Checa e Hungria entram na organização. É criado o Conselho Euro-Atlântico.

1998 - Um sismo de 5,8 pontos na escala de Richter atinge a costa Norte da Ilha do Faial, Açores, provocando oito mortos, 110 feridos e mais de 1.500 desalojados.

2002 -- Primeira cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), em Durban, na República da África do Sul, organização que substituiu a extinta OUA.

2003 -- A Convenção que elaborou o projeto de Constituição para a União Europeia reúne-se em sessão plenária pela última vez em Bruxelas.

O Instituto Pasteur, em Paris, França, identifica o recetor celular que é a molécula (DC-SIGN) chave da infecção pelo vírus de dengue.

2004 -- O Presidente da República, Jorge Sampaio, convida o líder do PSD, Pedro Santana Lopes, a formar Governo.

- O Tribunal Internacional de Justiça considera ilegal o muro de separação que Israel constrói na Cisjordânia.

2006 - A Itália vence o Mundial de Futebol da Alemanha, ao derrotar a França por 5-3, no desempate por penáltis.

- A colisão de um Airbus A320, com 200 passageiros a bordo, contra um edifício durante a aterragem no aeroporto de Irkutsk (Sibéria, Rússia) provoca 150 mortos.

2007 - O encenador Joaquim Benite, diretor do Teatro Municipal de Almada, recebe o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras de França.

- Doze hospitais do Norte de Portugal começam a realizar abortos a pedido da mulher, apesar de a regulamentação da lei da interrupção voluntária da gravidez (IVG) só entrar em vigor a 15 de julho.

- A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste confirma a vitória da Fretilin nas legislativas de 30 de junho, com 29,02 por cento dos votos.

2011 - A República do Sul do Sudão proclama oficialmente a sua independência, numa cerimónia que decorre na capital, Juba, perante as delegações de oitenta países e trinta chefes de Estado.

- Rui Costa vence a 16.ª etapa da Volta a França em bicicleta (Aigurande e Super-Besse).

- Morre, aos 61 anos, o músico Jorge Lima Barreto. Fundou a AnarBand, a Associação Música Conceptual e o grupo Telectu.

2012 - Cinquenta e quatro imigrantes, metade deles eritreus, morrem desidratados no naufrágio de um barco insuflável que partiu da Líbia para Itália, com o único sobrevivente a ser encontrado agarrado aos destroços da embarcação.

2015 - O Governo grego entrega ao Eurogrupo, dentro do prazo estipulado, as suas propostas de reformas com vista a obter um terceiro programa de resgate financeiro e permanecer no euro.

- Morre, aos 75 anos, o príncipe Saoud al-Faysal, chefe da diplomacia da Arábia Saudita durante 40 anos, na sequência de problemas cardíacos.

2018 - Mais de 120 pessoas morrem na sequência das chuvas torrenciais no Japão, as mais graves nos últimos 30 anos.

- Nove pessoas são detidas pela GNR e PSP por suspeitas de participação no ataque na Academia do Sporting, em Alcochete, ficam em prisão preventiva, aumentado para 36 o número de arguidos neste processo.

2019 - O cidadão marroquino, Abdesselam Tazi, 65 anos, acusado de recrutar em Portugal operacionais para o grupo radical Estado Islâmico, é condenado a 12 anos de prisão.

- O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol exclui por três anos o Académico de Viseu das competições profissionais, por falsas declarações sobre a inexistência de dívidas a jogadores em 2017/2018.

- Morre, aos 81 anos, Fernando de la Rúa, antigo Presidente da Argentina.

2020 - O irlandês Paschal Donohoe, 45 anos, é o novo presidente do Eurogrupo, ao vencer a eleição para a liderança do forúm de ministros das Finanças da zona euro, numa eleição realizada por voto eletrónico e secreto durante uma reunião do Eurogrupo celebrada por videoconferência e dirigida, pela última vez, desde Lisboa.

- Morre, aos 64 anos, Park Won-soon, presidente da Câmara de Seul, ativista cívico e advogado dos direitos humanos.

2021 - O empresário Luís Filipe Vieira comunica a suspensão com efeitos imediatos do exercício de funções como presidente do Benfica, no âmbito da operação "Cartão Vermelho", e é substituído por Rui Costa.

- O ciclista britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) iguala o belga Eddy Merckx como recordista de vitórias em etapas na Volta a França, ao conquistar ao 'sprint' o 34.º triunfo na prova, na 13.ª tirada da 108.ª edição.

2022 - Elena Rybakina torna-se a primeira tenista cazaque a conquistar um torneio do 'Grand Slam', ao derrotar a tunisina Ons Jabeur, número dois mundial, em três 'sets' na final de Wimbledon, em Londres.

2024 - A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, anuncia o acordo com três sindicatos da PSP e duas associações da GNR para um aumento faseado de 300 euros até 2026.

- Morre, aos 68 anos, Joana Marques Vidal, advogada, foi a primeira mulher a liderar a Procuradoria-Geral da República, entre 2012 e 2018.

- Morre, aos 73 anos, Armando Carvalhêda, radialista, autor do "Viva a Música", programa exclusivamente dedicado à divulgação da "música cantada em português", que realizou durante 24 anos, entre 1996 e 2020, fazendo dele um dos programas com mais tempo de vida da Antena 1.

Pensamento do dia

São demais os perigos desta vida/ Pra quem tem paixão principalmente Vinicius de Maoraes (1913-80), poeta brasileiro