Obras públicas, habitação e mobilidade na reunião entre Pedro Rodrigues e Miguel Pinto Luz
Dossiers estratégicos nos sectores das obras públicas, habitação e mobilidade terrestre, com interesse para a Madeira e o Porto Santo, estiveram 'em cima da mesa', numa reunião que juntou, esta terça-feira, o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, e o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, em Lisboa.
Segundo nota à imprensa, "foram discutidos os constrangimentos actuais e avaliadas soluções concretas que permitam agilizar os processos de planeamento e execução das medidas nas áreas da tutela". "A agenda contemplou também a necessidade de simplificar os procedimentos de contratação pública, considerada fundamental para acelerar o desenvolvimento das infraestruturas e das obras públicas na Região", aponta.
No que diz respeito à habitação, avaliou-se a possibilidade de candidatura da Investimentos Habitacionais da Madeira ao Programa 1.º Direito, gerido pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, "o qual irá abranger investimentos no âmbito da construção e reabilitação de habitações após a conclusão do Plano de Recuperação e Resiliência atualmente em execução na Região".
Esta reunião reforça o compromisso do Governo Regional em defender os interesses da Madeira e do Porto Santo e em assegurar que as medidas essenciais para a habitação, a mobilidade terrestre e as infraestruturas avancem de forma célere e eficaz. Pedro Rodrigues
O governante acrescentou que o executivo regional está empenhado “em agilizar processos, promover soluções concretas e implementar medidas que tenham impacto positivo direto na vida dos madeirenses e dos porto-santenses”.
A reunião contou igualmente com a presença de Leonel Silva, presidente do Conselho de Administração da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, e de João Pedro Sousa, presidente do IMT – Instituto de Mobilidade e Transportes, "reforçando a articulação entre os diferentes organismos responsáveis pelas áreas da habitação e da mobilidade na Região".