Mais de 50 juntaram-se à caminhada gastronómica que percorreu São Jorge e Arco de São Jorge
Mais de 50 pessoas juntaram-se, ontem, para participar numa caminhada gastronómica que percorreu as freguesias de São Jorge e do Arco de São Jorge. A iniciativa foi uma organização da Associação do Caminho Real da Madeira, em parceria com a Confraria Enogastronómica da Madeira.
O ponto de encontro foi o sítio da Ribeira Funda, junto à capela do Sagrado Coração de Jesus, onde foi dado o contexto histórico da localidade, nomeadamente no que diz respeito às principais actividades económicas ali desenvolvidas e aos transportes e relações comerciais.
Seguiu-se um percurso de 6 quilómetros pelos caminhos vicinais complementares ao Caminho Real 23. "Após a descida para as frutíferas Terras de Fora, que apresenta muitos terrenos cultivados, o percurso até ao centro da freguesia do Arco fez-se sob um céu soalheiro a oferecer magníficas panorâmicas sobre a costa Norte da Madeira, cujas águas cristalinas do litoral convidavam a navegar o olhar até o Porto Santo, que se mostrava bem visível no horizonte", descreve a organização. O grupo foi depois acolhido no ao Museu do Vinho e da Vinha.
"De regresso à Ribeira Funda, estava reservado um magnífico repasto confeccionado pela Confraria Enogastronómica da Madeira, onde foram preparadas, de acordo com as receitas antigas, Sopa de Milho, Galinha Bêbeda e Ensopado de Cabrito, com semilhas, favas, pão caseiro e vinhos madeirenses. O convívio prolongou-se tarde dentro com abundância de amizade e boa-disposição, sem faltar a degustação de infusões e o saborear de algumas sobremesas caseiras", dá conta nota à imprensa.