DNOTICIAS.PT
Madeira

Conferência sobre os 50 anos do 25 de Abril na 'Jaime Moniz'

None

O Grupo de História da Escola Secundária Jaime Moniz promove a 10 de Abril, uma conferência para assinalar os 50 Anos da Revolução de 25 de Abril de 1974. 

A iniciativa terá lugar pelas 9h55 na Sala de conferências Dr. Jorge Moreira de Sousa e contará com oradores testemunhas da Revolução de 25 de Abril, nomeadamente António Gonçalves, um militar de Abril, e o historiador e antigo professor da Escola Secundária Jaime Moniz, Gabriel de Jesus Pita.

Gabriel Pita fará a abordagem do que terá sido a passagem do Estado Novo para a era da democracia, enquanto António Gonçalves recordará o seu papel na realização da operação que pôs fim ao Estado Novo.

Para além das intervenções, estão previstas declamações de poemas de Abril e a exploração de fotografias e vídeos relativos a vários momentos da vida militar de António Gonçalves, que foi condecorado pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, como comendador da Ordem da Liberdade.

Na plateia estarão alunos das turmas de 10º, 11º e 12º ano do 'liceu', assim como e outros elementos da Comunidade Educativa.