DNOTICIAS.PT
Regionais 2024 Madeira

JPP acusa Albuquerque de "oportunismo político ou negligência" no caso das urgências de Santana e Porto Moniz

None

O deputado Paulo Alves, do do Juntos Pelo Povo (JPP) acusou, hoje, Miguel Albuquerque de "oportunismo político ou negligência", após o presidente do Governo Regional ter anunciado ontem a reabertura das urgências dos concelhos de Santa e Porto Moniz, passando a funcionar 24 horas, após ter estado 12 anos fechadas durante o período da noite.

Albuquerque promete reabrir urgências 24 horas em Santana e Porto Moniz

Foi há pouco, num encontro com os militantes da concelhia do Porto Moniz, que o líder do PSD-M anunciou que o Serviço de Atendimento Urgente funcionará 24 horas, e como tal, manterá o atendimento sem interrupção já a partir de 1 de Maio. 

Para Paulo Alves esta seria aparentemente "uma boa notícia, não fosse que, se recuarmos a Novembro de 2021, houve uma recomendação ao Governo Regional, aprovada por unanimidade – portanto com os votos do PSD e CDS – para que o Governo fizesse as diligências necessárias de forma a assegurar o alargamento do horário de atendimento dos Serviços de Urgências, para 24 horas por dia, nos Centros de Saúde de Santana e do Porto Moniz", que "Miguel Albuquerque sempre recusou cumprir".

O parlamentar do JPP recorda também que, em Março de 2023, após a publicação de uma notícia "sobre o medo da população de Santana pelo facto de as urgências estarem fechadas à noite", o JPP propôs na Assembleia Legislativa Regional, que o Governo Regional disponibilizasse valências SIV (Ambulância de Suporte Imediato de Vida) nestes concelhos. "Esta proposta foi chumbada pela maioria PSD e CDS, dizendo que não era preciso reabrir as urgências 24 horas nem era preciso esta ambulância SIV", evidencia Paulo Alves em comunicado de imprensa.

Segundo o mesmo, também "em Agosto de 2023, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, afirmou à comunicação social que a reabertura das urgências 24 horas no Porto Moniz e em Santana, não era opção para o Governo Regional".

Ou seja, "depois de várias vezes o JPP ter alertado para o receio da população residente nestes concelhos, pelo facto das urgências estarem encerradas durante o período da noite e porque estavam sem meio de socorro imediato e pela distância e tempo que estão das urgências mais próximas, vem agora o presidente de um Governo Regional em gestão, vergonhosamente prometer aquilo que tem recusado há vários anos", critica o partido da oposição.

Paulo Alves diz sublinha ainda que este é "um direito da população do Porto Moniz e Santana que lhes foi negado por Miguel Albuquerque e pelo secretário regional da Saúde durante vários anos".

"Afinal, o Juntos Pelo Povo tinha e tem razão: as urgências de Santana e Porto Moniz devem estar abertas 24 horas", rematou.