DNOTICIAS.PT
Mundo

Encontrados corpos de duas das vítimas do desabamento da ponte de Baltimore

None
FOTO JIM LO SCALZO/EPA

As autoridades norte-americanas recuperaram os corpos de dois dos seis trabalhadores dados como mortos na sequência do desabamento da ponte de Baltimore, no Estado de Maryland, após o embate de um navio cargueiro.

As vítimas são o mexicano Alejandro Fernández Fuentes, de 35 anos, e o guatemalteco Dorlián Castillo Cabrera, de 26 anos, anunciou a Polícia de Maryland, em conferência de imprensa.

O chefe da polícia estadual, Roland Butler, explicou que os corpos foram encontrados dentro de um camião vermelho debaixo de água e que os familiares das duas vítimas já foram informados.

Os dois homens faziam parte de um grupo de oito trabalhadores da construção civil, todos latino-americanos, que tapavam buracos na ponte Francis Scott Key na manhã de terça-feira, quando o navio Dali atingiu a infraestrutura.

Dois destes foram resgatados com vida, enquanto os outros seis foram dados como mortos.

Alejandro Fernández Fuentes e Dorlián Castillo Cabrera são os primeiros corpos recuperados.

Quanto às nacionalidades das seis vítimas, há dois mexicanos, dois guatemaltecos, um hondurenho e um salvadorenho, noticiou a agência Efe.

Antes da colisão, a tripulação do navio porta-contentores emitiu um alerta de emergência, que cortou o tráfego de veículos na ponte e evitou uma grande tragédia, segundo as autoridades.

As autoridades norte-americanas reconheceram hoje que a reconstrução da ponte de Baltimore "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial.

"Ainda não conhecemos totalmente o estado das partes da ponte que ainda estão de pé ou que têm infraestruturas sob a superfície da água, pelo que a reconstrução não será rápida, fácil ou barata, mas lá chegaremos", disse o secretário dos Transportes, Pete Buttigieg, em conferência de imprensa citada pela agência noticiosa Efe.

Na Casa Branca, após uma reunião com o Presidente norte-americano Joe Biden, Buttigieg fez-se acompanhar pelo vice-almirante Peter Gautier, vice-comandante das operações da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América.

O Departamento dos Transportes disse ter quatro prioridades: reabrir o porto, lidar com as perturbações da cadeia de abastecimento até à reabertura do porto, reconstruir a ponte e lidar com as implicações para os transportes terrestres até à conclusão da reconstrução.

O bloqueio do porto de Baltimore o nono maior dos EUA, deverá ter graves consequências económicas para a região.

Tanto a polícia local como o secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, afirmaram não haver indícios de que se tenha tratado de um ato terrorista ou sequer propositado, mas o FBI (polícia federal norte-americana) já se juntou às investigações.

A ponte Francis Scott Key (batizada em homenagem ao autor da letra do hino dos Estados Unidos) era a maior desta cidade do estado de Maryland, com 2.632 metros de comprimento, e suportava a passagem de mais de 11 milhões de veículos por ano.

Imortalizada na série norte-americana "The Wire", começou a ser construída sobre o rio Patapsco em 1972 e foi inaugurada em 23 de março de 1977.