DNOTICIAS.PT
Madeira

Forum Madeira passa a ter 'Hora Tranquila' a pensar nas pessoas com autismo

Centro comercial realizará adaptações ao seu funcionamento normal para responder às necessidades dos visitantes com esta perturbação

None

Forum Madeira assinala Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinala a 2 de Abril, o centro comercial Forum Madeira, no Funchal, irá lançar a 'Hora Tranquila', para responder às necessidades dos visitantes com esta perturbação.

"Mais de 60 mil pessoas em Portugal sofrem com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e não frequentam locais com muita circulação de pessoas devido à confusão e ao ruído elevado", realça a entidade em comunicado de imprensa.

Assim, a partir da próxima terça-feira, todos os dias entre as 10 e as 11 horas, o espaço vai reduzir o som e a intensidade de luzes artificiais, desligar os mupis, disponibilizar abafadores de som, parar as escadas rolantes e realizar a comunicação de rádio apenas por auscultadores, tornando-se um espaço seguro e confortável para pessoas com espectro de autismo e outras sensibilidades sensoriais.

Além disso, no dia 2 de Abril o Forum Madeira vai receber a 15 crianças e jovens do ATL da Associação Portuguesa para as Perturbações para o Desenvolvimento e do Autismo (APPDA) da Madeira, com o objectivo de sensibilizar para esta temática.

"De forma a fornecer as ferramentas necessárias às suas equipas e lojistas para identificar e lidar com ocorrências dentro do âmbito do espectro do autismo", o Forum Madeira está paralelamente a realizar várias formações internas com a APPDA da Madeira.