DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Oficina de Teatro do Estreito assinala Dia Mundial do Teatro

None

A Oficina de Teatro do Estreito (OFIT), assinala amanhã, o Dia Mundial do Teatro, com a apresentação pública da última sessão da comédia 'O Regresso do Morto', com direcção artística a cargo de Zé Abreu e produção executiva de Rui Pita.

Em cena, desde o dia 22 de Março, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, a peça tem estado sempre com lotação esgotada, tendo já sido vista, por mais de 1.000 pessoas. Para amanhã, quarta-feira, a sala também já se encontra esgotada, para a celebração do Dia Mundial do Teatro.

Segundo as palavras de Zé Abreu, encenador do grupo, o sucesso deste espectáculo teatral, que gerou uma grande afluência de público, vindo de vários concelhos da Região, deve-se à "consistência e regularidade" que a OFITE tem demonstrado nas propostas de palco, ao longo dos 8 anos de existência. "Esta companhia de teatro e comunidade, desde 2016, já levou a cena, 15 produções, abrangendo os vários géneros de teatro, desde a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a revista e performances poéticas. Esta companhia teatral, tem feito uma incursão por peças de dramaturgos clássicos, contemporâneos e também adaptações de textos não convencionais, de forma a disponibilizar ao público um leque diversificado de propostas artísticas", afirma.

No Dia Mundial do Teatro, a OFITE, que integra a Associação Cultural e Recreativa do Estreito (ACRE), "pretende lembrar as várias equipas que normalmente estão à rectaguarda, durante o processo montagem de um espectáculo, desde a equipa técnica, a produção executiva, as costureiras, os cenógrafos, os aderecistas e os funcionários que mantêm o espaço em condições para receber os ensaios, os espectáculos e o público". 

Os responsáveis pelo grupo acrescentam que "é muita gente com teatro dento".

O teatro é um verdadeiro palco de cultura e cidadania, de todos e para todos. O teatro é uma abordagem coletiva que acolhe e trabalha "a arte boa" da humanidade, numa alusão à mensagem do Dia Mundial do Teatro, escrita este ano, por Jon Foss, dramaturgo norueguês, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, 2024. Jon Foss é inegavelmente um dos expoentes máximos do teatro mundial.  Zé Abreu, encenador do OFITE

O espectáculo 'O Regresso do Morto' como uma iniciativa de arte comunitária participativa, contou com o apoio da autarquia de Câmara de Lobos e da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.