DNOTICIAS.PT
Mundo

Várias operações antidroga em curso em França

None

Várias operações em grande escala contra traficantes de droga foram hoje desencadeadas em França, anunciou o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin.

Estas operações surgiram na sequência da que foi lançada a 19 de março na segunda maior cidade francesa, Marselha, pelo Presidente Emmanuel Macron, que visitou a zona.

Na altura, Macron prometeu que uma dúzia de operações deste tipo seriam realizadas no país durante as próximas semanas.

"É uma operação sem precedentes que lançámos, para acabar com o tráfico de droga e garantir a ordem republicana", explicou o chefe de Estado.

Durante o dia, serão lançadas três novas operações deste tipo em grande escala, incluindo uma em Dijon, no centro leste de França, disse uma fonte policial à agência de notícias France-Presse.

Uma outra será lançada em Lille, no norte do país, onde Darmanin vai efetuar uma visita.

Cerca de 900 polícias, guardas e funcionários aduaneiros foram mobilizados no primeiro dia da operação em Marselha e no departamento de Bouches-du-Rhône (sul), indicou a prefeitura.

Três dias depois do lançamento da operação, as autoridades detiveram 71 pessoas e apreenderam 22 quilos de droga, mais de 385 mil euros em dinheiro ou bens e quatro armas.

A guerra territorial entre os dois principais bandos de Marselha, a DZ Mafia e a Yoda, pelo controlo dos lucrativos pontos de tráfico ensanguentou Marselha como nunca antes em 2023, com 49 pessoas mortas em homicídios relacionados com o narcotráfico, incluindo quatro vítimas colaterais.

Félix Bingui, de 33 anos, conhecido como "o gato", presumível chefe da Yoda, foi detido em Marrocos, no início de março.

No início deste mês, os magistrados de Marselha deram o alarme sobre o poder do tráfico de droga.

"Receio que estejamos a perder a guerra contra os traficantes de droga em Marselha", declarou Isabelle Couderc, juíza de instrução encarregada da criminalidade organizada no Tribunal de Justiça da cidade, em 05 de março, perante uma comissão de inquérito do Senado sobre a luta contra o tráfico de droga em França.