Madeira

“Estamos a passar para uma sociedade digital”

Miguel Albuquerque esteve hoje na entrega de 124 certificados de qualificações a jovens e adultos, no Instituto para a Qualificação, IP-RAM

None

 “É importantes as pessoas continuarem a fazer a sua qualificação, a sua formação, porque hoje o tipo de sociedade que vocês vão encontrar é uma sociedade que vai mudar acentuadamente nos próximos 5-10 anos. Aquilo que vai acontecer, e que está a acontecer, é uma mudança de paradigma. Nós estamos a passar para uma sociedade digital”, afirmou o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na sessão de entrega de certificados de qualificações a jovens e adultos que concluíram cursos de aprendizagem.

Miguel Albuquerque, no seu discurso, referiu que desde “2008 que o desemprego na Madeira não era tão baixo” e que o presente e futuro do mercado de trabalho passa pelas tecnologias, por isso considera “importante” a qualificação digital dos profissionais.

Os negócios mudaram muito. Toda a nossa vida vai ser uma vida onde a capacidade de transformação tem de estar sempre presente, nós temos de estar sempre na vanguarda daquilo que são os nossos conhecimentos para trabalharmos no mercado. E hoje, não há nenhuma dúvida, o que vai acontecer à maioria dos trabalhos é que vão ter por base a electrónica, a digitalização, os sensores, a robótica. Miguel Albuquerque

Ainda na ocasião, referiu que em 2021 as empresas tecnológicas “já geraram na Madeira 521 milhões de euros”, confirmando que o futuro passará mesmo pelo digital.

Na sessão, que teve lugar esta tarde, no auditório Instituto para a Qualificação, IP-RAM, 124 formandos receberam os seus respectivos certificados -65 jovens e 59 adultos – em diversas áreas técnicas.

 O Instituto para a Qualificação, IP-RAM, através do Centro de Formação Profissional da Madeira (CFPM) promove cursos de aprendizagem, que são cursos de formação profissional inicial, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos, e que têm como principal característica a formação teórica e a formação prática em contexto de trabalho.

No final do curso, os formandos obtêm uma dupla certificação, nomeadamente uma qualificação profissional de nível 4 e o nível secundário de educação (12º ano).

Já na formação dirigida a adultos, o Instituto para a Qualificação, IP-RAM promove, em parceria com o Instituto de Emprego da Madeira, as denominadas 'Acções Capacitar', que visam reforçar a qualidade, a eficácia e a agilidade das respostas, no âmbito da qualificação profissional dos adultos desempregados.

Estas acções de formação têm por objectivo principal aprofundar as competências profissionais de adultos em situação de desemprego, como forma de facilitar e potenciar a sua (re)inserção laboral.